MBA

Desenvolvimento Mobile

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do arquiteto de aplicações móveis. O curso inclui disciplinas nas áreas de desenvolvimento para dispositivos móveis, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos de software, arquitetura e engenharia de software.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Arquiteto de Aplicações Móveis

Aplique padrões arquiteturais e de projetos que atendam aos requisitos não funcionais de aplicações para dispositivos móveis.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis
Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis
22h
Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Arquitetura de Aplicações para Android
Arquitetura de Aplicações para Android
22h
Introdução ao Android. Paradigmas tecnológicos. Versionamento. Ciclo de vida de uma aplicação. Model-View-Controller. Prós e contras e quando utilizar cada tipo de armazenamento de dados. Processos em segundo plano e comunicação remota. Vendas: Aplicativos Free/Pro vs compras in-app. Privacidade do usuário e coleta de dados. Aplicativos em 3D. Estratégias de câmera. Performance e UX Review. Android Wear / TV / Auto. Arquitetura de aplicação de mercado (estratégia de backend, cache, comunicação, filas etc.).
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Arquitetura de Aplicações para iOS
Arquitetura de Aplicações para iOS
22h
Sistema operacional Mac OS X. Sistema operacional iOS. Dispositivos iOS. iOS Developer Program. App Store. IDE de desenvolvimento Xcode. Linguagens de Programação: Objective C e Swift. Ciclo de vida de desenvolvimento na plataforma. Persistência de Dados. Comunicação Remota. Processos e Threads. Sensores (Utilização e aplicações). Desenvolvimento de Jogos. Estudo de Arquitetura de Aplicação Real.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Projetos de Soluções Móveis Multiplataforma com Xam...
Projetos de Soluções Móveis Multiplataforma com Xamarin
22h
O que é uma solução multiplataforma para dispositivos móveis. Introdução à plataforma Xamarin. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. Estudo de caso.
Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais
Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais
22h
A importância dos Requisitos. Engenharia de Requisitos. Requisitos Arquiteturais. O processo de Arquitetura de Software. Estilos Arquiteturais. Padrões Arquiteturais. Requisitos de Funcionalidade. Requisitos de Usabilidade. Requisitos de Disponibilidade e Confiabilidade. Requisitos de Segurança. Gestão de Requisitos.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Mobile Design
Mobile Design
22h
Princípios de design de interação. Paradigmas de interação. Telas, resoluções, densidades e unidades de medida. Briefing de projetos mobile. Modelagem de usuários com Personas. Modelagem de tarefas comUser Story Mapping. Arquitetura de informação. Prototipagem. Elementos de design.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto de Aplicações para Android
Projeto de Aplicações para Android
22h
Cenário de aplicações para dispositivos móveis Android. Google Play. Ciclo de Vida da Activity. Manifesto do Aplicativo. Resources. Componentes Básicos: Controles de Entrada, Menus, Customizando Componentes. Layout. Intent e Intent Filters. Interagindo com o Usuário: Dialog, Toast e Notifications. Estilos e Temas. Persistência. GPS e Sensores. Câmera.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Projeto de Aplicações para iOS
Projeto de Aplicações para iOS
22h
Cenário de Aplicações para dispositivos móveis iOS. App Store. Apple Developer Program. Padrão MVC – Model View Controller. XCode. Objective com Swift. Como criar o primeiro aplicativo. Navegação entre telas, UINavigationController. TableView. WebView. Sensores e controle de orientação. Integração com JSON. Requisições HTTP e threads. Persistência. Mapas e GPS. Multimídia. Linguagem Swift. Apple TV / Apple Watch.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto de Soluções Móveis Híbridas com IONIC
Projeto de Soluções Móveis Híbridas com IONIC
22h
O que é uma solução híbrida para dispositivos móveis. Introdução ao framework IONIC. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. Estudo de caso.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Desenvolvimento de um MVP utilizando Tecnologia Nativa iOS

Objetivo

Desenvolver um MVP, produto mínimo viável, que tenha sido idealizado ou que seja concorrente de um produto de mercado.

A quem se destina?

Destina-se a empreendedores e desenvolvedores que desejam lançar um produto novo no mercado ou um produto novo concorrente, validando na prática uma ideia ou hipótese. Do ponto de vista técnico, esta linha destina-se a alunos que queiram aprofundar o seu conhecimento em desenvolvimento nativo iOS como principal tecnologia FrontEnd mobile.

Desenvolvimento de um MVP utilizando Tecnologia Nativa Android

Objetivo

Desenvolver um MVP de um produto idealizado pelo aluno ou concorrente de um de mercado. A diferença é que a parte Mobile do projeto deverá ser desenvolvida utilizando tecnologia nativa Android.

A quem se destina?

Destina-se a empreendedores e desenvolvedores que desejam lançar um produto novo no mercado ou um produto novo concorrente, validando na prática uma ideia ou hipótese. Do ponto de vista técnico, esta linha destina-se aos alunos que queiram aprofundar o seu conhecimento em desenvolvimento nativo Android como principal tecnologia FrontEnd mobile.

Desenvolvimento de um MVP utilizando Tecnologia Híbrida

Objetivo

Desenvolver um MVP agora utilizando tecnologia híbrida, mas seguindo as mesmas propostas de negócio das linhas anteriores.

A quem se destina?

Destina-se a empreendedores e desenvolvedores que desejam lançar um produto novo no mercado ou um produto novo concorrente, validando na prática uma ideia ou hipótese. Do ponto de vista técnico, esta linha destina-se aos alunos que queiram aprofundar o seu conhecimento em desenvolvimento híbrido como principal tecnologia FrontEnd mobile.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

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No prazo máximo de um dia útil, entramos em contato para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

3
Participar da videoconferência

Após recebermos o seu currículo, participe da videoconferência com o professor.

4
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