MBA

Tecnologias Emergentes na Indústria 4.0

A pós-graduação colabora com a formação do líder de inovação e transformação digital na Indústria 4.0, abordando conceitos e práticas sobre as tecnologias emergentes e seu impacto na cultura, no negócio, nos produtos e nos processos industriais.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
Consulte

Forme-se um

Líder da Transformação Digital na Indústria 4.0

Domine as tecnologias que estão transformando a indústria. Mergulhe na era da 4ª revolução industrial, desenvolvendo estratégias e aplicando tecnologias como a Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial, Industrial IoT, Materiais Modernos, Blockchain, Sistemas Cyberfísicos e mais.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Fundamentos da Indústria 4.0
Fundamentos da Indústria 4.0
22h
Histórico das Revoluções Industriais no Mundo. Conceitos de Manufatura Avançada, Indústria 4.0 e 4ª Revolução Industrial. Elementos que compõem a Indústria 4.0. Operações em Tempo Real. Virtualização. Modularidade. Internet das Coisas na Indústria. Análise de Big Data. Inteligência Artificial. Segurança. Manufatura Aditiva e Prototipagem Drones e Robótica. Como os maiores países estão se beneficiando com a Indústria 4.0. Cases de industria 4.0. Benefícios esperados com a aplicação das tecnologias da 4ª Revolução Industrial. Pontos de Atenção na Implantação de tecnologias da 4ª Revolução Industrial.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Big Data Analytics
Big Data Analytics
22h
Definição e fundamentos de Big Data e Analytics. Definição e fundamentos de Big Data e BI (Business Intelligence). Análise de problemas reais em Big Data aplicados à Indústria 4.0, envolvendo dados estruturados e não estruturados, processo de ETL (Extract, Transform and Load). Análise de problemas reais em Analytics aplicados à Indústria 4.0, envolvendo conceitos relacionados à Modelagem Estatística, Data Mining, Otimização, Análise Preditiva. Data Lake x Data Warehouse. OLAP (Online Analytical Processing). PIMS – Plant Information Management Systems. Ferramentas para construção de Dashboards.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Blockchain para a Indústria
Blockchain para a Indústria
22h
Fundamentos de Blockchain: Criptografia; Assinaturas digitais; Nós e carteiras; Transações e estrutura do bloco; Incentivos e consenso; e Mineração. Expansão da tecnologia Blockchain além do Bitcoin: Primeiras Altcoins; Ethereum e Tokens; Primeiro hard fork do Ethereum e surgimento do Ethereum Classic; Forks do Bitcoin; ICOs (Initial Coin Offerings); e Blockchains privadas. Aplicações em Blockchain para a Indústria: Cenários de uso; Supply Chain; e Tradeoffs. Competidores.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
IIot: Industrial IoT e Inteligencia Artificial
IIot: Industrial IoT e Inteligencia Artificial
22h
Definição e fundamentos de IoT (Internet of Things). Conceito de Computação Ubíqua. O impacto da Internet das Coisas na Indústria 4.0. RSSF (Redes de Sensores sem Fio). Arquitetura, Padrões, Protocolos e Referências (Rfid, IPv6, Zigbee, Lora, ZWave, Bluetooh, IEEE 802.15.4 e outros). Sensores e coleta de dados / imagens, redes. Plataformas de desenvolvimento de IoT. Análise de problemas reais aplicados à Indústria 4.0, envolvendo conceitos relacionados à IIoT (Industry Internet of Things).
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Materiais Modernos e Manufatura Aditiva (Impressão 3D)
Materiais Modernos e Manufatura Aditiva (Impressão 3D)
22h
Fundamentos de Ciências dos Materiais na Indústria. Materiais Modernos na Indústria 4.0. Materiais Compósitos. Impressão 3D e Prototipagem Rápida. Tipos de Tecnologias de Prototipagem Rápida. Aplicação de Manufatura Aditiva na Indústria: produção, manutenção e distribuição. Customização em massa.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
22h
Introdução: Otimização na produção por meio de simulação. Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Aplicações na indústria: operação e produção. Aplicações na indústria: manutenção. Gestão de Ativos e Realidade Virtual e Aumentada. Tecnologias existentes e interface com outras da indústria 4.0.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Sistemas Cyberfísicos
Sistemas Cyberfísicos
22h
Fundamentos de Sistemas Cyberfísicos. O que é um sistema cyberfísico na indústria 4.0. Gêmeos digitais. Princípios de Robótica. Princípios de Sistemas Autônomos. Principais tecnologias envolvidas. Aplicações em Robótica, VANTs (drones), inspeção robotizada, exoesqueletos e veículos autônomos. Tecnologias existentes e interface com outras da indústria 4.0.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
22h
Analise financeira para migração para nuvem; Análise de risco para migração para nuvem; Avaliações objetivas para definição de novas implantações em nuvem; Requisitos do cloud council; 5Rs do Gartner; Impactos nos processos de negócio e de TI (ITIL, COBIT, ISO 27001) com a transição para a nuvem.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Wagner Barbosa Oliveira
MBA em Gerenciamento de Projeto, Mestrando em Eng. Soft, UFMG

Mais de 12 anos de experiência em organizações de médio e grande porte, liderando projetos de desenvolvimento de software, equipe de negócio, teste, desenvolvimento. Modelagem de Banco de Dados Oracle, SQL Server e programação em PL/SQL.

Ítalo Rodrigues Castro
Mestre em Ciência da Computação, UFV

Mais de 15 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação; Analista de sistemas e Gestor de projetos; Supervisão de alunos e equipe de desenvolvimento de software; Experiência com projetos de bancos de dados, análise e projeto de sistemas, modelagem de processos de negócio, Governança de TI, linguagem de programação, sistemas de recuperação de informação, web semântica e Ontologias.

Angelo Ferreira Assis
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Carreira na área de engenharia de software e análise de sistemas, com experiência em desenvolvimento de sistemas de informação e apoio à tomada de decisão, liderando equipes de desenvolvimento de produtos de tecnologia da informação. Experiência na área acadêmica, como professor e orientador em algumas universidades e cursos de pós graduação.

Esdras de Oliveira Eler
Mestre em Administração

Sócio fundador de uma Startup e de uma Aceleradora de Startups em Belo Horizonte; Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos de inovação nas áreas de engenharia e sistemas computacionais e desenvolvimento de programas de empreendedorismo.

Washington Moreira Cavalcanti
Doutorando em Engenharia Mecânica

Professor universitário desde 2001, possui bastante experiência em Gestão da Inovação. Foi responsável por projetos e provas de conceito em áreas diversas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management; Gerenciamento de Materiais; Logística reversa; Gerenciamento de Projetos – PMO, Gestão de Processos – Process Management; Planejamento da inovação, estratégia, indicadores e métricas, índices de capacitação, orçamento.

Eder Junior Alves
Doutor e Mestre em Administração, UFMG

Founder e Consultor Principal da PredictON. Foi Gerente de Projetos da IBM, Gerente de Programas da Freescale e Gerente de Projetos de Business Intelligence da Novabase.

Vinícius Tolentino
Mestre e doutorando em Administração na PUC/MG

É doutor e mestre em Administração. Atua há mais de uma década como Analista de Dados. É especialista em Baco de Dados e BI.

Elienay Marçal Fialho Fuly
MBA em Gestão de Negócios e de Projetos

Lecionando nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Industrial, Engenharia de Orçamentos, Engenharia de Custos, Estatística Industrial e Análise de Investimentos; Mais de 7 anos de experiência no ramo industrial nas áreas de Engenharia de Processos, conduzindo trabalhos de redução de custos e melhoria contínua; Atuação em mais de 6 anos em Mineração nas áreas de qualidade e análise física e química.

Realize uma videoconferência gratuita com um professor

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil?
Gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Agendar videoconferência

Processo seletivo

O processo seletivo do IGTI é simples e permite você conhecer melhor nossa cultura.
1
Solicitar videoconferência

Tire todas as suas dúvidas com um professor, receba orientações sobre seu curso e faça uma análise de perfil.

Agendar
2
Confirmar dia e horário

No prazo máximo de um dia útil, entramos em contato para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

3
Participar da videoconferência

Após recebermos o seu currículo, participe da videoconferência com o professor.

4
Realizar matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você recebe o link do Contrato de Pós-graduação para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

Faça sua matrícula antecipadamente e ganhe até R$ 1.000,00 em desconto

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Consultar planos

O IGTI está no grupo de excelência do MEC

Com 14 anos de mercado, o IGTI é referência em pós-graduação em TI no Brasil.

Consultar credenciamento

Na dúvida?
Experimente uma aula grátis!

Que tal experimentar nosso ambiente de ensino para sentir como o IGTI ajudará você a conectar com seu futuro?

Experimentar aula grátis