Disciplina
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
10h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Disciplina
Fundamentos em Segurança da Informação
Fundamentos em Segurança da Informação
22h
Introdução à Segurança da Informação. Governança e Gestão de Segurança da Informação. Continuidade do Negócio. Política e Campanha de Segurança da Informação. Auditoria de Segurança da Informação. Classificação da Informação. Gestão de Riscos. Criptografia. Segurança de Infraestrutura de TI. Segurança de Aplicações. Gestão de Acessos. Operação de Segurança da Informação.
Disciplina
Inovação e Design Thinking I
Inovação e Design Thinking I
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Projeto
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Disciplina
Análise de Rede e Forense Computacional
Análise de Rede e Forense Computacional
22h
Conceitos de forense digital. Preceitos legais. Processo de coleta digital (first responder, aquisição de evidências, custódia). Tecnologia de coleta digital (online e offline). Análise de redes.
Projeto
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Ethical Hacking
Ethical Hacking
22h
Testes de invasão e de vulnerabilidades. Testes automatizados. Teste manuais. Honeypot. Ethical Hacking. Foco em técnicas de invasão de redes e computadores.
Projeto
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Disciplina
Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT
Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT
22h
Estabelecer e desenvolver alinhamento estratégico de TI ao negócio (incluindo os links do COBIT com o negócio – Matriz RACI); Objetivos do negócio, de TI e dos controles; Metas, métricas e medições; COBIT e BSC (Balanced Scorecard). Passar por todos os 37 processos de Governança corporativa, aprofundando nos relevantes de cada
habilitador da governança (APO, BAI, DSS, MEA)
Projeto
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Segurança de Infraestrutura de TI
Segurança de Infraestrutura de TI
22h
Firewall. Elementos de rede (switchs, roteadores, etc). IPS, IDS. Antivirus. Antispam. Proxy. Patches de
segurança. Baseline. Arquitetura segura de rede.
Projeto
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Operações de Segurança da Informação (SOC)
Operações de Segurança da Informação (SOC)
22h
CSIRTs. Fluxo de tratamento e comunicação de incidentes. SOCs. CloudSOC. MSSs. KPIs. Equipe interna X Equipe
contratada. Procedimentos. Comunicação. Acompanhamento de patches, antivÍrus, firewalls, IPS, etc. Aprovação e
implantação de regras de segurança.
Projeto
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no
desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar
um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi
realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e
execução dos requisitos.
Projeto
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Disciplina
Segurança de Aplicações
Segurança de Aplicações
22h
Arquitetura segura de aplicações. Exemplos de código seguro e de código inseguro. Exemplos de ataques que exploram a aplicação e suas implicações. Vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas. OWASP, ISOs, CERT, e outros. Segurança no SDLC. Testes de segurança de aplicações.
Projeto
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Segurança da Informação em Nuvem
Segurança da Informação em Nuvem
22h
Revisão dos conceitos básicos de segurança da informação. Segurança tradicional versus segurança em nuvem.
Gerenciamento de risco na utilização de nuvem. Recursos de segurança da informação oferecidos por provedores de
computação em nuvem. Segurança física e do ambiente em provedores de computação em nuvem. Gerenciamento de
identidade em provedores de computação em nuvem. Aliança para segurança em Nuvem (Cloud Security Alliance). Avaliação de segurança de fornecedores de serviços na nuvem. Alta disponibilidade de aplicações em nuvem. A nuvem como solução para a continuidade dos negócios.
Projeto
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Projeto
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Projeto
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.