MBA

Inovação e Transformação Digital

A pós-graduação colabora com a formação do líder de inovação e transformação digital, abordando conceitos e práticas sobre as tecnologias emergentes e as mudanças culturais, de negócio, de processos e de soluções que elas habilitam.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Líder de Inovação e Transformação Digital

Domine as tecnologias que estão transformando as organizações e o cenário dos negócios no mundo contemporâneo. Construa estratégias para a transformação digital e o desenvolvimento de novos negócios. Elabore soluções baseadas em Inteligência Artificial, Cloud Computing, Blockchain, Big Data, IoT, Sistemas Cyberfísicos, Experiência Imersiva e outras tecnologias emergentes.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

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85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Fundamentos em Transformação Digital
Fundamentos em Transformação Digital
22h
Transformação Digital: mudança na sociedade e nos mercados. Pilares da Transformação Digital. Modelos de Negócio Digitais. Estratégias para a Transformação Digital. Cultura Digital. Tecnologias para a Transformação Digital.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Big Data e Analytics
Big Data e Analytics
22h
Big Data: Fundamentos de BI; O que é Big Data; Fatos importantes sobre o Big Data; Os V‘s do Big Data; Aplicações de Big Data no mundo real; e Bancos de dados NoSQL. Analytics: Tomada de decisão; A importância do pensamento analítico; O framework de Data Science; O papel do cientista de dados; Modelos analíticos; Analisando os Dados: Análise Descritiva dos dados; Análise Exploratória de dados; Principais Gráficos; e Introdução aos modelos preditivos. Apresentando os Resultados: A importância da disseminação da informação; A importância de acompanhar os resultados; Dashboards; Data Storytelling; e Data Visualization.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Cultura Digital
Cultura Digital
22h
Impacto da transformação digital na sociedade e nas organizações. Cultura digital X Cultura tradicional (estruturas políticas, comando-controle, autonomia, planejamento, adaptação, etc). Visão. Liderança digital. Cultura de aprendizado e experimentação. Cultura ágil. Cultura Devops. Modelos de operação: Organizações ágeis; e Organizações bimodais.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Experiências Imersivas
Experiências Imersivas
22h
Experiência imersiva. Realidade virtual: Fundamentos; Hardwares; Soluções nativas; Soluções móveis; e Soluções baseadas em navegadores. Realidade aumentada: Fundamentos; Sentidos x equipamentos de entrada e saída; Aplicações: jogos, construção, ciência, medicina, defesa, manipulação de dados, telepresença; Cases: jogos, negócios, sociedade; e Considerações humanas, legais e sociais.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Fundamentos em Blockchain
Fundamentos em Blockchain
22h
Surgimento e história do Bitcoin. Conceitos básicos relacionados a Blockchain: Criptografia; Assinaturas digitais; Nós e carteiras; Transações e estrutura do bloco; Incentivos e consenso; e Mineração. Expansão da tecnologia Blockchain além do Bitcoin: Primeiras Altcoins; Ethereum e Tokens; Primeiro hard fork do Ethereum e surgimento do Ethereum Classic; Forks do Bitcoin; ICOs (Initial Coin Offerings); e Blockchains privadas. Aplicações em Blockchain: Smart contracts; Armazenamento de dados; Aplicações Web Tradicionais vs. dApps – Visão Geral de Arquitetura; Criptomoedas; e Tokens: tokenização de ativos, tokens não-fungíveis. Blockchain e o mercado financeiro: Investimento em criptomoedas; Diferença entre os tipos de ativos digitais (coins, securities, utilities); Corretoras centralizadas vs. descentralizadas: Definições e exemplos; Caso Mt.Gox; e Crescimento no número de soluções descentralizadas. Blockchain e o Futuro: Movimentos libertários e descentralização; Transformação nos setores tradicionais: Casos de utilização da tecnologia por grandes empresas e bancos tradicionais; Potencial de crescimento da adoção pelo público geral.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Modelos de Negócios Digitais
Modelos de Negócios Digitais
22h
Organizações Exponenciais: Conceitos e Atributos: Propósito Transformador Massivo; Pilares da Estratégia: Equipes sob Demanda; Inovação por Comunidade e Multidão; Algoritmos; Ativos Alavancados; Engajamento; e Pilares da Operação: Interfaces; Dashboards; Experimentação; Autonomia; Tecnologias Sociais. Domínios da Transformação Digital e seus impactos na Gestão Estratégica de Negócios: Clientes; Competição; Dados; Inovação; Geração de Valor; Cultura. Modelos de Negócio de Plataforma: características fundamentais; estratégias de criação e gestão.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Tecnologias Emergentes
Tecnologias Emergentes
22h
Como tecnologias podem apoiar a transformação digital. Quais riscos as tecnologias podem trazer em uma iniciativa de transformação digital. IoT. Sistemas Cyberfísicos: Robótica; Exoesqueletos; Drones; e Vants. Manufatura aditiva: Impressão 3D.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
22h
Analise financeira para migração para nuvem. Análise de risco para migração para nuvem. Avaliações objetivas para definição de novas implantações em nuvem. Requisitos do cloud council. 5Rs do Gartner. Impactos nos processos de negócio e de TI (ITIL, COBIT, ISO 27001) com a transição para a nuvem
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

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Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Rômulo Leonardo Vieira da Silva
Pós-graduação em Business Intelligence, PUC Minas

Especialista em TI com atuação em Desenvolvimento, Análise de Sistemas e Negócios, Governança de Dados, Projetos de Business Intelligence e Arquitetura de Dados em empresas de Telefonia, Planos de Saúde, Bancário e Logística. Domínio em linguagens (R, Python, SQL) e softwares de análise de dados, desenvolvendo códigos, funções e algoritmos que farão parte de projetos, processos e arquitetura de dados e sistemas de TI.

Fabiana Bigão Silva
Doutora em Ciência da Informação

Consultora em gestão de projetos, processos de negócios e gamificação, professora nos MBAs da FDC, Ibmec e IGTI, diretora da VIDDIA Educação On-line.

Esdras de Oliveira Eler
Mestre em Administração

Sócio fundador de uma Startup e de uma Aceleradora de Startups em Belo Horizonte; Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos de inovação nas áreas de engenharia e sistemas computacionais e desenvolvimento de programas de empreendedorismo.

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Washington Moreira Cavalcanti
Doutorando em Engenharia Mecânica

Professor universitário desde 2001, possui bastante experiência em Gestão da Inovação. Foi responsável por projetos e provas de conceito em áreas diversas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management; Gerenciamento de Materiais; Logística reversa; Gerenciamento de Projetos – PMO, Gestão de Processos – Process Management; Planejamento da inovação, estratégia, indicadores e métricas, índices de capacitação, orçamento.

Eder Junior Alves
Doutor e Mestre em Administração, UFMG

Founder e Consultor Principal da PredictON. Foi Gerente de Projetos da IBM, Gerente de Programas da Freescale e Gerente de Projetos de Business Intelligence da Novabase.

Bruno Santos Pimentel
Fellow MIT, Doutor e Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Mais de 20 anos de liderança em programas de inovação e tecnologia em organizações industriais de grande porte. Larga experiência na gestão de projetos e equipes de inovação aberta com indústria, academia e startups, aplicando tecnologias digitais e data analytics a desafios em produtividade, estratégia e desenvolvimento sustentável.

Elienay Marçal Fialho Fuly
MBA em Gestão de Negócios e de Projetos

Lecionando nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Industrial, Engenharia de Orçamentos, Engenharia de Custos, Estatística Industrial e Análise de Investimentos; Mais de 7 anos de experiência no ramo industrial nas áreas de Engenharia de Processos, conduzindo trabalhos de redução de custos e melhoria contínua; Atuação em mais de 6 anos em Mineração nas áreas de qualidade e análise física e química.

Fabiano Birchal
Mestre em Administração; Especialista em Gestão de Pessoas.

Fundador e Líder Executivo na ICONEE. No ambiente corporativo, destaca-se como Gestor e Consultor de empresas, com mais de 15 anos de experiência, e também como Especialista em Empreendedorismo e Inovação; No ambiente acadêmico, destaca-se sua experiência como Coordenador de MBA, Professor e Pesquisador.

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