MBA

Inovação e Gestão Ágil de Projetos

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do gerente de projetos de TI, abordando conceitos e práticas ágeis em gerenciamento de projetos, em uma abordagem orientada a resolução de problemas.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Gestor Ágil de Projetos

Domine as disciplinas da gestão de projetos e utilize as principais metodologias ágeis para o planejamento e condução de projetos e equipes de Tecnologia da Informação. Saiba como aplicar as mais utilizadas práticas da gestão em diferentes tipos de projetos de tecnologia.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

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85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
22h
Gerenciamento de projetos. Programas. Portfólios. Escritório de projetos e Project Management Office (PMO). Sucesso de projetos e estruturas organizacionais. Ciclo de vida e áreas de conhecimento de projetos. Processos de gerenciamento de projetos. Project Model Canvas.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Cultura Digital
Cultura Digital
22h
Impacto da transformação digital na sociedade e nas organizações. Cultura digital X Cultura tradicional (estruturas políticas, comando-controle, autonomia, planejamento, adaptação, etc). Visão. Liderança digital. Cultura de aprendizado e experimentação. Cultura ágil. Cultura Devops. Modelos de operação. Organizações ágeis (modelo Spotify). Organizações bimodais.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Modelos de Negócios Digitais
Modelos de Negócios Digitais
22h
Organizações Exponenciais: conceitos e atributos (Propósito Transformador Massivo. Pilares da Estratégia: Equipes sob Demanda; Inovação por Comunidade e Multidão; Algoritmos; Ativos Alavancados; Engajamento. Pilares da Operação: Interfaces; Dashboards; Experimentação; Autonomia; Tecnologias Sociais.) Domínios da Transformação Digital e seus impactos na Gestão Estratégica de Negócios: Clientes; Competição; Dados; Inovação; Geração de Valor; Cultura. Modelos de Negócio de Plataforma: características fundamentais; estratégias de criação e gestão.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Estratégias para a Transformação Digital
Estratégias para a Transformação Digital
22h
Estratégia Deliberada X Estratégia Emergente. Estruturando um projeto de Transformação Digital: Fase 1: Por quê: conscientização e engajamento; Fase 2: O quê: concepção e desenho; Fase 3: Como: planejamento e execução. Como habilitar as estratégias emergentes: Ecossistemas de inovação; Intrapreneurship; Metodologias ágeis e Devops; Produtos x Projetos; Modelos de funding.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de Projetos
22h
Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Otimização da Distribuição de Software (Devops)
Otimização da Distribuição de Software (Devops)
22h
Introdução a Devops. A relação de Devops e integração contínua. Como a utilização de integração contínua afeta a entrega de um software. Automação de tarefas na entrega de software. A importância de testes automatizados para uma entrega contínua. A importância da virtualização em ambientes Devops. A gestão de configuração e sua influência nas práticas Devops. Devops na manutenção de sistemas em produção. Utilização de ferramentas Google e AWS nas práticas Devops.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Organizações Ágeis
Organizações Ágeis
22h
Business Agility: Fundamentos (o que é Business Agility? Por que funciona nos dias de hoje?); Organizações ágeis x organizações tradicionais. O ambiente Ágil (Agile Mindset): fatores essenciais para o sucesso (colaboração, alinhamento, responsabilidade, foco e auto-organização). Gestão de Mudança (Change Management): Preparando a empresa para constantes mudanças: a empresa como um organismo vivo. Domínios do Business Agility para a Cultura do Aprendizado: Growth Mindset (aprendizado para tomada de decisões; assumindo riscos). People Management: resolução de problemas com comprometimento e diversão; cultura de feedback. Workforce: integração/parceria entre diversas áreas. O modelo Ágil fora da área de TI: aplicando agilidade para integrar e não para criar silos ágeis: Agile RH; Agile in Sales; Agile Marketing; Agile Law. Como sustentar a transformação ágil: agentes da mudança ágil; cultura ágil; Quebrando silos e aproximando pessoas; Organizações que aprendem (Learning Organizations); Conhecimento, criatividade e cultura do aprendizado; Ciclos de melhoria e aprendizado contínuos.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Times Ágeis
Times Ágeis
22h
Times Ágeis: o que são? Por que são a melhor alternativa nos dias atuais? O "esquema tático” ou “desenho organizacional” (Agile Team Organization); A Liderança Ágil e os papéis envolvidos: o Time de desenvolvimento, Scrum Master, Product Owner, IT Business Partners, Devops. Squads e times ágeis; Os Gestores (A Gestão Ágil); O Gerente e possíveis formas de atuação. Gestor em tempos ágeis: Management 3.0 (modelo de gestão que enxerga as organizações como grandes redes de relacionamento entre colaboradores), motivação, engajamento, delegação, multidisciplinaridade e empoderamento; Ferramentas e práticas; Delegation Board, Merit Money, Personal Maps, Kudo Cards, Moving Motivators, Celebration Grids. Agile Coach: o que é um Agile Coach e o que o mercado espera?; Agile Mindset e Cultura Organizacional; Valores e princípios; Competências e ferramentas de trabalho.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Transformação Ágil nos Negócios

Objetivo

Esta linha de especialização guiará o aluno na jornada de transformação digital de um negócio existente, podendo ser a empresa onde o aluno trabalha ou um possível cliente.

A quem se destina?

O aluno deve possuir uma grande motivação para transformar a realidade de negócios já existentes com o uso do ágil, lean e cultura digital. É focada no profissional que já possui alguma experiência, trabalhando em papéis de liderança ou gestão, mas também aos que buscam oportunidades atuando em uma dessas áreas.

Gestão Ágil de Projetos de Software

Objetivo

Esta linha de especialização permitirá que o aluno crie um time, defina processos e desenvolva sistemas utilizando as melhores práticas de gestão ágil do mercado.

A quem se destina?

O aluno deve acreditar no poder da tecnologia, no processo de transformação das empresas e querer usar abordagens ágeis no nível mais próximo da operação dos times de desenvolvimento de software. Focada no profissional que já possui alguma experiência, trabalhando em papéis de liderança ou gestão, mas também aos que buscam oportunidades atuando em uma dessas áreas.

Negócios Digitais

Objetivo

Esta linha de especialização conduzirá o aluno no processo da criação de um novo negócio digital.

A quem se destina?

O empreendedor que vê uma grande oportunidade na onda de negócios digitais como Uber, Airbnb, Ifood e Netflix. Também aos intraempreendedores que desejam dar novos rumos aos negócios de suas empresas.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Julio Neves
Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas

Gerente Geral de TI LATAM com sólida experiência por mais de 20 anos na área, tendo atuado em cargos gerenciais por mais de 15 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Service Desk e Infraestrutura, Gestão de Projetos, Processos de Negócios, ERP, Planejamento Estratégico, Engenharia de Redes, Telecomunicações, Segurança da Informação, Governança de TI, Gerenciamento de Contratos com Fornecedores e Inovação.

Hermann de Oliveira Rego
Especialista em Business Administration, BPM e Educação

Profissional com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia e Gestão. Nos últimos 19 anos, atua mais diretamente nas áreas de Governança, Infra-estrutura, Support Center, Outsourcing e Service Management, fazendo uso dos principais frameworks e metodologias de mercado e prestando serviços para as maiores empresas do país. Desde 2015, atua como docente no IGTI e, de 2019, como Professional Coach & Agile Coach.

Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Wagner Barbosa Oliveira
MBA em Gerenciamento de Projeto, Mestrando em Eng. Soft, UFMG

Mais de 12 anos de experiência em organizações de médio e grande porte, liderando projetos de desenvolvimento de software, equipe de negócio, teste, desenvolvimento. Modelagem de Banco de Dados Oracle, SQL Server e programação em PL/SQL.

Isabella de Araujo Fonseca Campos
Redes de Telecom, UFMG e Ciência da Computação, Puc MInas

É Certified Scrum Master (CSM) com 13 anos de prática de Scrum, Kanban, XP e Lean Principles. É consultora de processos lean em empresas brasileiras; É também PMP-ACP ; Atuou como Scrum Master e Product Owner participando de mais de 200 sprints rodados e aperfeiçoados ao longo dos últimos anos; Professora de Engenharia de Software, Modelos de Qualidade e Metodologias Ágeis em cursos de pós-graduação presenciais e à distância.

Ítalo Rodrigues Castro
Mestre em Ciência da Computação, UFV

Mais de 15 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação; Analista de sistemas e Gestor de projetos; Supervisão de alunos e equipe de desenvolvimento de software; Experiência com projetos de bancos de dados, análise e projeto de sistemas, modelagem de processos de negócio, Governança de TI, linguagem de programação, sistemas de recuperação de informação, web semântica e Ontologias.

Fernando Horta Latini
Mestre em Administração pela PUC Minas

Profissional com 20 anos de experiência relacionadas com consultoria de negócio, sistema de gestão empresarial, tecnologia da informação, automação e manutenção industrial, manufatura, logística, custos, inovação, transformação digital e docência.

Fernanda Dayse Ferreira Rogério
Mestre em Engenharia de Processos e Sistemas

Atuação em mais de 20 anos com Gestão de contratos de múltiplas modalidades e gerenciamento de fornecedores de TI. Coordenação de entrega de serviços de Service Desk, Field Service, Gestão de ativos e full outsourcing. Atuação como gerente de projetos estratégicos e multidisciplinares. Controle de mais de 50.000 equipamentos e softwares envolvidos. Gestão e integração de projetos complexos de infraestrutura de TI.

Fabiana Bigão Silva
Doutora em Ciência da Informação

Consultora em gestão de projetos, processos de negócios e gamificação, professora nos MBAs da FDC, Ibmec e IGTI, diretora da VIDDIA Educação On-line.

Esdras de Oliveira Eler
Mestre em Administração

Sócio fundador de uma Startup e de uma Aceleradora de Startups em Belo Horizonte; Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos de inovação nas áreas de engenharia e sistemas computacionais e desenvolvimento de programas de empreendedorismo.

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Washington Moreira Cavalcanti
Doutorando em Engenharia Mecânica

Professor universitário desde 2001, possui bastante experiência em Gestão da Inovação. Foi responsável por projetos e provas de conceito em áreas diversas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management; Gerenciamento de Materiais; Logística reversa; Gerenciamento de Projetos – PMO, Gestão de Processos – Process Management; Planejamento da inovação, estratégia, indicadores e métricas, índices de capacitação, orçamento.

Eder Junior Alves
Doutor e Mestre em Administração, UFMG

Founder e Consultor Principal da PredictON. Foi Gerente de Projetos da IBM, Gerente de Programas da Freescale e Gerente de Projetos de Business Intelligence da Novabase.

Augusto Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Fundador da Entropya, empresa especializada em cultura e práticas ágeis para equipes. Estuda, ensina e trabalha com agilidade desde 2010. Possui vasta experiência com cultura e práticas ágeis aplicadas à gestão de equipes. Foi Product Owner por 6 anos no Synergia - Laboratório de Engenharia de Software na UFMG. É certificado ScrumMaster (2010), Product Owner (2015), facilitador licenciado Management 3.0.

Vinícius Roman
Mestre em Inovação Tecnológica e PI, UFMG

Mais de 10 anos de experiência em iniciativas de empreendedorismo e inovação, tendo apoiado o licenciamento de 40 tecnologias da UFMG, o desenvolvimento de mais de 500 startups e programas de inovação para grandes empresas como Andrade Gutierrez, Arcelor Mittal, Fibria, Nexa Resources, Samarco, entre outras.

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