Disciplina
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
10h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Disciplina
Fundamentos em Desenvolvimento Full Stack
Fundamentos em Desenvolvimento Full Stack
22h
Introdução aos conteúdos a serem abordados nas disciplinas: Arquitetura JavaScript, Desenvolvimento Reativo, Infraestrutura de Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Componentes Visuais, Desenvolvimento de APIs, Desenvolvimento Avançado Javascript, Otimização da Distribuição de Software (Devops), Persistência e Pesquisa de
Dados e Autenticação e Autorização em Soluções Web. Introdução à micro serviços. Comparativo entre micro serviços e arquiteturas monolíticas. Padrões Arquiteturais, mensageria e integração de sistemas. DOM, DOM Virtualizado e HTML5. Gerador estático, Jekyll e Nodejs.
Disciplina
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Projeto
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Disciplina
Autenticação e Autorização em Soluções Web
Autenticação e Autorização em Soluções Web
22h
Definição de Autorização e autenticação em Gestão de identidades. Comparação entre aplicações Statefull e Stateless. Autenticação de aplicações via token. Autenticação de sistemas via Single Sign On (SSO) e Centralized
Authentication System (CAS). Autenticação a partir de servidores Lightweight Directory Access Protocol (LDAP).
Aplicação do protocolo OAuth 2.0 em soluções web.
Projeto
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Arquitetura Javascript
Arquitetura Javascript
22h
Introdução ao desenvolvimento baseado em componentes. A importância de se desenvolver utilizando componentes de software. Definição de renderização Server Side. Arquitetura MVC (Model View Controller) aplicado às novas tecnologias. As arquiteturas Javascript: Flux, Redux e Mobx. Entendo o funcionamento de Async e Await no Javascript.
Projeto
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Disciplina
Desenvolvimento de APIs
Desenvolvimento de APIs
22h
Introdução ao desenvolvimento de APIs e Webservices. As principais tecnologias para desenvolvimento/consumo de
APIs: Ajax, SOAP e Restful. Construção de APIs HTTP, utilizando as principais operações: GET, POST, PUT, DELETE, OPTIONS e PATCH. Outras abordagens de comunicação: RPC, Graphql, Web sockets. Introdução à tratamento de cache em aplicações web. Documentação e Testes de API utilizando as ferramentas: Appiary, Swagger e Postman.
Projeto
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Desenvolvimento Avançado Javascript
Desenvolvimento Avançado Javascript
22h
Detalhamento dos eventos Javascript: Mapa de Eventos. Os principais processos do JavaScript: clousure, escope, prototype, event bubbling e promisses. Utilizando o Flow para aumento de produtividade. Introdução à linguagem TypeScript e suas principais características. O ECMA Script e o que mudou nas últimas versões. Bibliotecas avançadas JavaScript.
Projeto
Quarta Iteração
Quarta Iteração
20h
requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Otimização da Distribuição de Software (DevOps)
Otimização da Distribuição de Software (DevOps)
22h
Introdução à DevOps. A relação de DevOps e integração contínua. Como a utilização de integração contínua afeta a
entrega de um software. Automação de tarefas na entrega de software. A importância de testes automatizados para uma entrega contínua. A importância da virtualização em ambientes DevOps. A gestão de configuração e sua influência nas práticas DevOps. DevOps na manutenção de sistemas em produção. Utilização de ferramentas google e aws nas práticas DevOps.
Projeto
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Disciplina
Desenvolvimento Reativo
Desenvolvimento Reativo
22h
Introdução à desenvolvimento reativo. As bibliotecas Javascript: Vue, React e Angular. Introdução à SPA (Single
Page Applications). Vantagens da utilização de desenvolvimento reativo e SPA. Comparativo entre as bibliotecas JavaScript para desenvolvimento reativo.
Projeto
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Persistência e Pesquisa de Dados
Persistência e Pesquisa de Dados
22h
Introdução a banco de dados e atualização das principais ferramentas disponíveis. Comparação entre Banco de dados NoSQL x Relacional. Desenvolvimento de Bancos de dados NoSQL. Bancos de dados Real Time (sincronização de dados com os clientes). Utilização de ferramentas ORM (Mapeamento Objeto Relacional) para comunicação. Apresentação de ferramentas de atualização automática de versão de banco de dados. Pesquisa indexada para consultas em bases não estruturadas.
Projeto
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Projeto
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Projeto
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.