MBA

Desenvolvimento Front End

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do desenvolvedor de aplicações front-end, abordando conceitos e práticas sobre produtividade, qualidade de código, desenvolvimento de componentes, performance, segurança e usabilidade em aplicações web.

8 meses
13 de fevereiro de 2020
12 de fevereiro de 2020
Consulte

Forme-se um

Desenvolvedor Front-End

Conheça as melhores alternativas para a elaboração de arquiteturas, definição das tecnologias e desenvolvimento de aplicações front-end, visando sempre o aumento de produtividade e qualidade de código, contribuindo para a manutenção e evolução das aplicações.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Fundamentos em Desenvolvimento Front-End
Fundamentos em Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução aos conteúdos a serem abordados nas disciplinas: Arquitetura JavaScript, Desenvolvimento Reativo, Infraestrutura de Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Componentes Visuais, Desenvolvimento de APIs, Desenvolvimento Avançado Javascript, Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Frontend, Padrões de Desenvolvimento Frontend e Arquitetura de Frontend para Mobile. DOM, DOM Virtualizado e HTML5. Gerador estático, JekyII e Nodejs.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Arquitetura de Front-End para Mobile
Arquitetura de Front-End para Mobile
22h
Introdução ao desenvolvimento mobile. Histórico de surgimento das tecnologias para desenvolvimento mobile. Apresentação das ferramentas para desenvolvimento mobile: Ionic, PWA, Cordova e React Native. Visão arquitetural das principais ferramentas para desenvolvimento mobile. Comparativo destas tecnologias com suas vantagens e desvantagens. Principais movimentos para a evolução do desenvolvimento mobile.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Arquitetura Javascript
Arquitetura Javascript
22h
Introdução ao desenvolvimento baseado em componentes. A importância de se desenvolver utilizando componentes de software. Definição de renderização Server Side. Arquitetura MVC (Model View Controller) aplicado às novas tecnologias. As arquiteturas Javascript: Flux, Redux e Mobx. Entendo o funcionamento de Async e Await no Javascript.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Desenvolvimento de APIs
Desenvolvimento de APIs
22h
Introdução ao desenvolvimento de APIs e Webservices. As principais tecnologias para desenvolvimento/consumo de APIs: Ajax, SOAP e Restful. Construção de APIs HTTP, utilizando as principais operações: GET, POST, PUT, DELETE, OPTIONS e PATCH. Outras abordagens de comunicação: RPC, Graphql, Web sockets. Introdução à tratamento de cache em aplicações web. Documentação e Testes de API utilizando as ferramentas: Appiary, Swagger e Postman.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento Avançado Javascript
Desenvolvimento Avançado Javascript
22h
Detalhamento dos eventos Javascript: Mapa de Eventos. Os principais processos do JavaScript: clousure, escope, prototype, event bubbling e promisses. Utilizando o Flow para aumento de produtividade. Introdução à linguagem TypeScript e suas principais características. O ECMA Script e o que mudou nas últimas versões. Bibliotecas avançadas JavaScript.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento Reativo
Desenvolvimento Reativo
22h
Introdução à desenvolvimento reativo. As bibliotecas JavaScript: Vue, React e Angular. Introdução à SPA (Single Page Applications). Vantagens da utilização de desenvolvimento reativo e SPA. Comparativo entre as bibliotecas JavaScript para desenvolvimento reativo.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Padrões de Desenvolvimento Front-End
Padrões de Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução aos Padrões de Projetos Front-End. Os principais Design Patterns (Padrões de Projeto) no desenvolvimento Front-End. Utilização de Padrões Arquiteturais Frontend: BEM, Organic e Atomic. Aplicação de boas práticas de programação utilizando os padrões de projetos. Programação Funcional em aplicações Front-End. A importância de Ferramentas de Debug no desenvolvimento Front-End.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Front-End
Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução à autorização e autenticação. Ferramentas para autorização e autenticação. Tópicos especiais em segurança de aplicações em Front-End. Desenvolvimento de Testes em Front-End. Introdução à acessibilidade em Front-End. Performance das soluções Front-End: quantidade de pacotes; compressão de arquivos; como funcionam as requisições; como funcionam os navegadores. Conhecer a ferramenta GTools (Google) para monitorar performance do sistema
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Raphael Gomide
Especialista em Software Livre Aplicado, PUC Minas

Atua como professor de cursos de graduação desde 2006, cursos de pós-graduação desde 2018 e como analista de Sistemas desde 2007.

Bruno de Líbero Hauck Ferreira
Mestrando em Engenharia de Software

Mais de 11 Anos de experiência como desenvolvedor Web e Mobile. Atualmente, Fullstack Developer atuando em projetos com tecnologias React, GraphQL, Android Java, Android Kotlin, Flutter, React Native e Node Js, e possuindo vasto conhecimento nas linguagens Java, PHP, Python, Javascript, Dart e Kotlin.

Giovanni Cândido da Silva
Especialista em Engenharia de Software, PUC/MG

Mais de 13 anos de experiência na área de TI, passando por infraestrutura, redes e servidores e programação de sistemas. Esse último com mais de 8 anos de experiência na plataforma Java e Web utilizando frameworks líderes de mercado como Spring e Angular. Uma experiência que permite fazer associações naturalmente e contribuir em diversos assuntos relacionados o desenvolvimento de software, tais como DevOps e Agilidade.

Marcus Vinícius de Oliveira e Silva
Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Professor universitário nos cursos de Produção Multimídia e Design, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professor em pós-graduação em Engenharia de Software. Possui vivência nas áreas de Comunicação Institucional, Webdesign, Desenvolvimento Web, Design e Análise de Interfaces, Arquitetura da Informação/UX, UX Design, Multimídia Web, Fotografia, Treinamentos, Consultoria, Marketing e criação de Identidade Visual.

Wanderson Leandro de Oliveira
Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas

Experiência de 11 como Docente em Cursos de Pós-graduação, Graduação e Técnicos. Há 5 anos venho atuando como Desenvolvedor de Aplicações Web atuando tanto no Frontend/Backend utilizando as linguagens Javascript, Ruby, Python, Java e PHP. Domínio em Simulação computacional, Métodos Numéricos e programação utilizando Matlab.

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Bruno Augusto Teixeira
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Atua há 8 anos como desenvolvedor e líder técnico no desenvolvimento de sistemas MES para a indústria de Mineração e Siderurgia bem como no desenvolvimento de soluções emergentes para Indústria 4.0.

Guilherme Henrique de Assis
Doutorando em Sistemas de Informação, FUMEC

Mais de 10 anos de experiência com desenvolvimento de software. Possui experiência com Java EE, frameworks JavaScript, bancos de dados e tecnologias mobile multiplataformas e nativas.

Realize uma videoconferência gratuita com um professor

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil?
Gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Agendar videoconferência

Processo seletivo

O processo seletivo do IGTI é simples e permite você conhecer melhor nossa cultura.
1
Solicitar videoconferência

Tire todas as suas dúvidas com um professor, receba orientações sobre seu curso e faça uma análise de perfil.

Agendar
2
Confirmar dia e horário

No prazo máximo de um dia útil, entramos em contato para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

3
Participar da videoconferência

Após recebermos o seu currículo, participe da videoconferência com o professor.

4
Realizar matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você recebe o link do Contrato de Pós-graduação para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

Faça sua matrícula antecipadamente e ganhe até R$ 1.000,00 em desconto

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Consultar planos

O IGTI está no grupo de excelência do MEC

Com 14 anos de mercado, o IGTI é referência em pós-graduação em TI no Brasil.

Consultar credenciamento

Na dúvida?
Experimente uma aula grátis!

Que tal experimentar nosso ambiente de ensino para sentir como o IGTI ajudará você a conectar com seu futuro?

Experimentar aula grátis