Disciplina
Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
10h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Disciplina
Fundamentos em Desenvolvimento Front-End
Fundamentos em Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução aos conteúdos a serem abordados nas disciplinas: Arquitetura JavaScript, Desenvolvimento Reativo,
Infraestrutura de Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Componentes Visuais, Desenvolvimento de APIs,
Desenvolvimento Avançado Javascript, Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Frontend, Padrões de
Desenvolvimento Frontend e Arquitetura de Frontend para Mobile. DOM, DOM Virtualizado e HTML5. Gerador estático, JekyII e Nodejs.
Disciplina
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Projeto
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Disciplina
Arquitetura de Front-End para Mobile
Arquitetura de Front-End para Mobile
22h
Introdução ao desenvolvimento mobile. Histórico de surgimento das tecnologias para desenvolvimento mobile. Apresentação das ferramentas para desenvolvimento mobile: Ionic, PWA, Cordova e React Native. Visão arquitetural das principais ferramentas para desenvolvimento mobile. Comparativo destas tecnologias com suas vantagens e desvantagens. Principais movimentos para a evolução do desenvolvimento mobile.
Projeto
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Arquitetura Javascript
Arquitetura Javascript
22h
Introdução ao desenvolvimento baseado em componentes. A importância de se desenvolver utilizando componentes de software. Definição de renderização Server Side. Arquitetura MVC (Model View Controller) aplicado às novas tecnologias. As arquiteturas Javascript: Flux, Redux e Mobx. Entendo o funcionamento de Async e Await no Javascript.
Projeto
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Disciplina
Desenvolvimento de APIs
Desenvolvimento de APIs
22h
Introdução ao desenvolvimento de APIs e Webservices. As principais tecnologias para desenvolvimento/consumo de
APIs: Ajax, SOAP e Restful. Construção de APIs HTTP, utilizando as principais operações: GET, POST, PUT, DELETE, OPTIONS e PATCH. Outras abordagens de comunicação: RPC, Graphql, Web sockets. Introdução à tratamento de cache em aplicações web. Documentação e Testes de API utilizando as ferramentas: Appiary, Swagger e Postman.
Projeto
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Desenvolvimento Avançado Javascript
Desenvolvimento Avançado Javascript
22h
Detalhamento dos eventos Javascript: Mapa de Eventos. Os principais processos do JavaScript: clousure, escope,
prototype, event bubbling e promisses. Utilizando o Flow para aumento de produtividade. Introdução à linguagem TypeScript e suas principais características. O ECMA Script e o que mudou nas últimas versões. Bibliotecas avançadas JavaScript.
Projeto
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Desenvolvimento Reativo
Desenvolvimento Reativo
22h
Introdução à desenvolvimento reativo. As bibliotecas JavaScript: Vue, React e Angular. Introdução à SPA (Single
Page Applications). Vantagens da utilização de desenvolvimento reativo e SPA. Comparativo entre as bibliotecas JavaScript para desenvolvimento reativo.
Projeto
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Disciplina
Padrões de Desenvolvimento Front-End
Padrões de Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução aos Padrões de Projetos Frontend. A importância da semântica no HTML e seu impacto no SEO e Acessibilidade. Introdução a Padrões de Web Design: Responsive, Adaptive e Mobile-first. Utilização de Metodologias CSS: BEM e Atomic. Utilização de pré-processadores CSS: SASS. Utilização de Grid Layouts: Flexbox e CSS Grid. Introdução a pseudo-classes CSS. Aplicação de boas práticas de programação, abordando desenvolvimento orientado a testes. A importância de ferramentas de debug no desenvolvimento frontend.
Projeto
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Disciplina
Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Front-End
Requisitos Arquiteturais de Desenvolvimento Front-End
22h
Introdução à autorização e autenticação. Ferramentas para autorização e autenticação. Tópicos especiais em segurança de aplicações em Front-End. Desenvolvimento de Testes em Front-End. Introdução à acessibilidade em Front-End. Performance das soluções Front-End: quantidade de pacotes; compressão de arquivos; como funcionam as requisições; como funcionam os navegadores. Conhecer a ferramenta GTools (Google) para monitorar performance do sistema
Projeto
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Projeto
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Projeto
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.