MBA

Desenvolvimento de Jogos

A pós-graduação colabora com a formação do líder de desenvolvimento de jogos, abordando conceitos e práticas sobre os estilos, as ferramentas de desenvolvimento e as estratégias de marketing para a produção de jogos inovadores e lucrativos.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Líder de Desenvolvimento de Jogos

Domine as tecnologias e os processos de desenvolvimento de jogos. Construa jogos inovadores nos estilos de Estratégia, Puzzle, Mini, Adventure e FPS games. Posicione seu jogo no mercado e torne-o um negócio lucrativo.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

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85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

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Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Fundamentos em Jogos Digitais
Fundamentos em Jogos Digitais
22h
Fundamentos sobre Jogos: O Fluxo de Mihaly; Os tipos de Jogadores (Bartle e Le Blanc); Atividades Autotélicas; Imersão e Diegese de Interfaces; Design de Experiência do Usuário; Construção Incremental de Jogos; Marketing, Retenção de Usuários e Monetização; A jornada ao mínimo produto viável; Ferramentas de Desenvolvedor; Cognição, Percepção, Memória e Atenção; e A Documentação de Desenvolvimento de Jogos. Análise da Estética: 2D ou 3D? Vantagens e desvantagens; e Gêneros de Jogos: do Mini-Game ao FPS. Fundamentos de Mecânicas de Jogos: Procedural Vs Ambiente Controlado; Eliminação de Jogadores Vs Respawn; Efeito Bola de Neve e o Rei da Colina; O saco de areia, a frustração e a toxicidade; Storytelling; Sorte Vs Estratégia; e Complexidade Vs Simplicidade.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Game Design
Game Design
22h
O que faz um designer de jogos e qual o seu papel na indústria de games. A origem e evolução da mecânica de jogo e sua integração efetiva em videogames. Como são criados os objetos de design / animação e inseridos no motor de jogos para para construir um videogame. O processo de design e o método de equilibrar o design e as mecânicas de um jogo para otimizar o experiência dos jogadores. Como diferentes funções da indústria colaboram para produzir, comercializar e publicar um videogame. O que são os core loops dos usuários e como aplicar monetização não intrusiva nos jogadores. Áreas de atuação de um Game Designer: Level Designer, Desenvolvedor de Jogos, Artista de Jogos, Programador, Designer de Mundos, Designer de interfaces.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Programa de Strategy Games
Programa de Strategy Games
22h
Ferramentas de Desenvolvedor; Implementação de Macros / Ações de Combate; Sistemas de Movimentação Turn-Based e Combate; Sistemas Stealth; Design de Níveis Dungeon Crawling Estruturação de Interfaces; Implementação de Assets (Synty) e Animações (Mixamo); Som, Música e Feedback; Sistemas de Level Procedural; Sistema de Progressão e Itemização; e Compilação;
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Programação de Puzzle Games
Programação de Puzzle Games
22h
Ferramentas do Desenvolvedor; Inputs; Configuração de Câmera; Configuração de Luzes; Classes; Criação e configuração de itens; Combos; Definindo estados para os itens; Alternância na posição dos itens; Verificação de jogada; Verificação de acerto; Pontuação; DOTween; e Compilação.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Programação de Mini Games
Programação de Mini Games
22h
Inputs; Configuração de Câmera; Configuração de Luzes; Sistemas de diálogos; Sistema de save; Sistema de load; Sistema de menus; Sistema de perguntas e respostas; Leitura de arquivos xml; Implementação e configuração de Analytics; Video Ads; e Compilação.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Programação de Adventure / FPS Games
Programação de Adventure / FPS Games
22h
Breve história do gênero Adventure FPS e os jogos de sucesso. Planejamento de um jogo de aventura FPS. Sistema de movimentação de personagens 3D. Como usar raycast para atirar projéteis das armas dos jogadores. Programação da animação de personagens e sistema de física (ragdoll). Sistema de recarga de munição. Adicionando sons de personagens e efeitos sonoros. Programação de IA e movimentação dos personagens inimigos. Criação do sistema de dano e barra de vida. Level design. Pós processamento e iluminação. Debug, Build e publicação.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Game FX
Game FX
22h
Como funciona uma game engine. Introdução aos motores de jogos 2D. Introdução aos motores de jogos 3D. Introdução ao C# com a Unity 3D.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Prototipagem Rápida de Jogos
Prototipagem Rápida de Jogos
22h
Lições em Prototipagem: Os 3 tipos de prototipagem, vantagens e desvantagens; Iteratividade; Formatos e Resultados; Feature Creep; Twine; Asset Packs; Mixamo; VRoid Studio, Zbrush, Blender; Photoshop; e Escrevendo Regras. Tópicos sobre Prototipagem Analógica de Jogos: Grid-Based (SQUARE/HEX); Map-Based; Fillers; Eurogames; e Ameritrash.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

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