MBA

Gestão de TI e Tecnologias Emergentes

A Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação colabora para a formação do gestor de TI. O curso inclui disciplinas nas áreas de gestão em TI, tecnologias emergentes, gestão de processos de negócio, gestão de projetos, engenharia e arquitetura de software e cloud computing.

8 meses
13 de fevereiro de 2020
12 de fevereiro de 2020
Consulte

Forme-se um

Gestor de TI

Realize o planejamento estratégico de TI, projete e execute a gestão executiva de projetos de melhoria dos processos nas áreas de governança, gestão de processos de negócio, engenharia de software, gestão de projetos, segurança da informação e infraestrutura de TI.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Governança em Tecnologia da Informação
Governança em Tecnologia da Informação
22h
O despertar da Governança Corporativa. Aspectos fundamentais da Governança Corpora. Marcos históricos da Governança Corporativa. Governança Corporativa em TI. Frameworks para Governança Corporativa em TI.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
22h
Analise financeira para migração para nuvem; Análise de risco para migração para nuvem; Avaliações objetivas para definição de novas implantações em nuvem; Requisitos do cloud council; 5Rs do Gartner; Impactos nos processos de negócio e de TI (ITIL, COBIT, ISO 27001) com a transição para a nuvem.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Otimização da Distribuição de Software (Devops)
Otimização da Distribuição de Software (Devops)
22h
Introdução à Devops. A relação de Devops e integração contínua. Como a utilização de integração contínua afeta a entrega de um software. Automação de tarefas na entrega de software. A importância de testes automatizados para uma entrega contínua. A importância da virtualização em ambientes Devops. A gestão de configuração e sua influência nas práticas Devops. Devops na manutenção de sistemas em produção. Utilização de ferramentas Google e AWS nas práticas Devops.
Gestão de Processos de Negócio
Gestão de Processos de Negócio
22h
Gestão de processos de negócio – O que é? Tipos e elementos de um processo. O Ciclo de vida da gestão de processos. Gerenciamento de processos de negócio. Análise de processos. Desenho e modelagem de processos. BPMN – Business Process Management Notation. Gerenciamento de desempenho de processos. Transformação de processos. Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de Projetos
22h
Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT
Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT
22h
Estabelecer e desenvolver alinhamento estratégico de TI ao negócio (incluindo os links do COBIT com o negócio – Matriz RACI); Objetivos do negócio, de TI e dos controles; Metas, métricas e medições; COBIT e BSC (Balanced Scorecard). Passar por todos os 37 processos de Governança corporativa, aprofundando nos relevantes de cada habilitador da governança (APO, BAI, DSS, MEA)
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Gerenciamento de Serviços de TI Utilizando ITIL
Gerenciamento de Serviços de TI Utilizando ITIL
22h
Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI utilizando ITIL. Service Strategy. Service Design. Service Transition. Service Operation. Continual Service Improvement.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Monitoramento de Dados com Dashboards
Monitoramento de Dados com Dashboards
22h
Dashboards: introdução; visualização de dados; categorias; desenho; erros comuns na construção; e boas práticas na construção. Tipos de gráficos (Pontos, Bullet, Dispersão, etc). Ferramentas para criação de dashboards (Power BI, Tableau, Excel, etc). Desenvolvendo Dashboards empresariais (Estudo de caso).
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
22h
Fundamentos de estratégia organizacional.Como elaborar a estratégia? Ambientes organizacionais: externo e interno. Desenho das empresas com a análise SWOT. Formulação da estratégia: Benchmarking, aspirações e objetivos, modelo Canvas, diagrama de Pareto e Matriz BCG.Implementação e controle da estratégia. Alinhamento estratégico da TI com os negócios organizacionais. Balanced Scorecard.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Business case da área de TI

Objetivo

Levar o aluno a refletir sobre a real importância e utilidade da área de TI de sua empresa. Ela está de fato conectada ao que o negócio precisa?

A quem se destina?

Destina-se especialmente a gestores (executivos) da área de TI que pretendem gerar valor e diferenciar a área de TI nas empresas que atuam.

Aplicando frameworks de TI

Objetivo

Utilizar um ou mais frameworks de TI (COBIT, ITIL, ISO 27001, CMMI, etc.) em uma empresa escolhida por você. Objetivamos assim, que você reflita sobre os benefícios que estes frameworks, consagrados mundialmente, podem trazer para a empresa onde serão aplicados.

A quem se destina?

Destina-se especialmente aos profissionais que pretendem melhorar os processos da área de TI utilizando como referência os mais consagrados frameworks de TI.

Criação de uma área de TI completa para uma startup

Objetivo

Proposição da criação de uma área de TI completa (desenvolvimento de software, operação, serviços, segurança da informação, governança de TI, etc.) que suporte uma startup de base tecnológica imaginada pelo o aluno. Desejamos, assim, que o aluno consiga aplicar todos os melhores conceitos aprendidos em sala de aula em um cenário hipotético, mas muito próximo do real.

A quem se destina?

Destina-se especialmente a profissionais que pretendem atuar em áreas de TI como analistas ou executivos nas áreas de governança, processos ou gestão de TI.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Julio Neves
Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas

Gerente Geral de TI LATAM com sólida experiência por mais de 20 anos na área, tendo atuado em cargos gerenciais por mais de 15 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Service Desk e Infraestrutura, Gestão de Projetos, Processos de Negócios, ERP, Planejamento Estratégico, Engenharia de Redes, Telecomunicações, Segurança da Informação, Governança de TI, Gerenciamento de Contratos com Fornecedores e Inovação.

Hermann de Oliveira Rego
Especialista em Business Administration, BPM e Educação

Profissional com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia e Gestão. Nos últimos 19 anos, atua mais diretamente nas áreas de Governança, Infra-estrutura, Support Center, Outsourcing e Service Management, fazendo uso dos principais frameworks e metodologias de mercado e prestando serviços para as maiores empresas do país. Desde 2015, atua como docente no IGTI e, de 2019, como Professional Coach & Agile Coach.

Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Mario Luiz Moura Júnior
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Profissional Sênior ocupando posições executivas desde 1999 em grandes empresas no Brasil e no exterior.

Ítalo Rodrigues Castro
Mestre em Ciência da Computação, UFV

Mais de 15 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação; Analista de sistemas e Gestor de projetos; Supervisão de alunos e equipe de desenvolvimento de software; Experiência com projetos de bancos de dados, análise e projeto de sistemas, modelagem de processos de negócio, Governança de TI, linguagem de programação, sistemas de recuperação de informação, web semântica e Ontologias.

Fernanda Dayse Ferreira Rogério
Mestre em Engenharia de Processos e Sistemas

Atuação em mais de 20 anos com Gestão de contratos de múltiplas modalidades e gerenciamento de fornecedores de TI. Coordenação de entrega de serviços de Service Desk, Field Service, Gestão de ativos e full outsourcing. Atuação como gerente de projetos estratégicos e multidisciplinares. Controle de mais de 50.000 equipamentos e softwares envolvidos. Gestão e integração de projetos complexos de infraestrutura de TI.

Fernando Zaidan
Doutor em Ciência da Informação

Sólida carreira de mais de 30 anos na Gestão Estratégica da TI, focando na gestão do conhecimento, na gestão de processos, na transformação digital, na inteligência dos negócios; Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor; Experiência em projeto de P&D e gestão de Startups; Professor e pesquisador em programas de Mestrado Stricto Sensu; Professor de pós-graduações Lato Sensu em diversas instituições de ensino.

Rodrigo Salles
MBA em Gestão de Negócios

Mais de 30 anos de experiência na área de TI, passando por grandes empresas como Cia. São Geraldo, Vilma Alimentos, Banco Bonsucesso. Ativas Datacenter e atualmente na Olé Consignado

Fabiana Bigão Silva
Doutora em Ciência da Informação

Consultora em gestão de projetos, processos de negócios e gamificação, professora nos MBAs da FDC, Ibmec e IGTI, diretora da VIDDIA Educação On-line.

Esdras de Oliveira Eler
Mestre em Administração

Sócio fundador de uma Startup e de uma Aceleradora de Startups em Belo Horizonte; Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos de inovação nas áreas de engenharia e sistemas computacionais e desenvolvimento de programas de empreendedorismo.

Washington Moreira Cavalcanti
Doutorando em Engenharia Mecânica

Professor universitário desde 2001, possui bastante experiência em Gestão da Inovação. Foi responsável por projetos e provas de conceito em áreas diversas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management; Gerenciamento de Materiais; Logística reversa; Gerenciamento de Projetos – PMO, Gestão de Processos – Process Management; Planejamento da inovação, estratégia, indicadores e métricas, índices de capacitação, orçamento.

Jacqueline da Silva Fonseca
Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação

Coordenadora de Segurança da Informação com 13 anos de experiência na área de TI sendo 8 anos em Segurança da Informação. Possui sólida experiência relacionada a processos de governança, riscos e compliance de segurança da informação.

Eder Junior Alves
Doutor e Mestre em Administração, UFMG

Founder e Consultor Principal da PredictON. Foi Gerente de Projetos da IBM, Gerente de Programas da Freescale e Gerente de Projetos de Business Intelligence da Novabase.

Elienay Marçal Fialho Fuly
MBA em Gestão de Negócios e de Projetos

Lecionando nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Industrial, Engenharia de Orçamentos, Engenharia de Custos, Estatística Industrial e Análise de Investimentos; Mais de 7 anos de experiência no ramo industrial nas áreas de Engenharia de Processos, conduzindo trabalhos de redução de custos e melhoria contínua; Atuação em mais de 6 anos em Mineração nas áreas de qualidade e análise física e química.

Augusto Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Fundador da Entropya, empresa especializada em cultura e práticas ágeis para equipes. Estuda, ensina e trabalha com agilidade desde 2010. Possui vasta experiência com cultura e práticas ágeis aplicadas à gestão de equipes. Foi Product Owner por 6 anos no Synergia - Laboratório de Engenharia de Software na UFMG. É certificado ScrumMaster (2010), Product Owner (2015), facilitador licenciado Management 3.0.

Realize uma videoconferência gratuita com um professor

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil?
Gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Agendar videoconferência

Processo seletivo

O processo seletivo do IGTI é simples e permite você conhecer melhor nossa cultura.
1
Solicitar videoconferência

Tire todas as suas dúvidas com um professor, receba orientações sobre seu curso e faça uma análise de perfil.

Agendar
2
Confirmar dia e horário

No prazo máximo de um dia útil, entramos em contato para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

3
Participar da videoconferência

Após recebermos o seu currículo, participe da videoconferência com o professor.

4
Realizar matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você recebe o link do Contrato de Pós-graduação para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

Faça sua matrícula antecipadamente e ganhe até R$ 1.000,00 em desconto

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Consultar planos

O IGTI está no grupo de excelência do MEC

Com 14 anos de mercado, o IGTI é referência em pós-graduação em TI no Brasil.

Consultar credenciamento

Na dúvida?
Experimente uma aula grátis!

Que tal experimentar nosso ambiente de ensino para sentir como o IGTI ajudará você a conectar com seu futuro?

Experimentar aula grátis