MBA

Cloud Computing

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do gestor de infraestrutura de TI, abordando conceitos e práticas de gestão de infraestrutura de TI com ênfase na utilização de serviços hospedados na nuvem.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
Consulte

Forme-se um

Gestor de Infraestrutura de TI

Realize o planejamento, implementação e controle da infraestrutura de TI a partir do consumo de serviços na nuvem. Entenda os benefícios e identifique os pontos de atenção ao contratar os serviços, atendendo assim as necessidades técnicas e financeiras de sua empresa.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Conectividade em Nuvem
Conectividade em Nuvem
22h
Redes de computadores. Segmentação de redes. Redes virtuais privadas (VPN). Endereçamento IP. Redes MPLS. Soluções de alta disponibilidade em redes (Fail Over). Balanceamento de carga em redes. Conectividade entre o consumidor e o provedor de serviços. Soluções de monitoramento. Provedores de WAN e MAN. A rede local e as aplicações na nuvem. Soluções de aceleração de tráfego. Qualidade de Serviço (QoS). Interligação empresa-provedor de serviços em nuvem. Conceitos básicos de segurança em ambientes de nuvem.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Governança em Tecnologia da Informação
Governança em Tecnologia da Informação
22h
O despertar da Governança Corporativa. Aspectos fundamentais da Governança Corpora. Marcos históricos da Governança Corporativa. Governança Corporativa em TI. Frameworks para Governança Corporativa em TI.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Infraestrutura de Desktops Virtuais
Infraestrutura de Desktops Virtuais
22h
Introdução à virtualização. Conceitos básicos de VDI. Pontos de atenção em VDI. Infraestrutura para VDI. Dispositivos clientes para VDI. Virtualização de aplicações. Mobile Device Management. VDI e Computação em Nuvem. VDI versus RDS.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Serviços de Armazenamento e Backup
Serviços de Armazenamento e Backup
22h
Tipos de soluções de armazenamento: SAN, NAS e DAS. Tipos de disco: SATA, SAS, SSD e suas aplicações. Principais players do mercado e funcionalidades dos seus produtos. Soluções de armazenamento dos provedores de serviços em nuvem. Tecnologias de replicação de dados. De duplicação. Soluções de backup. Projetos e estudos de caso. Serviços de Armazenamento e entrega de conteúdo da AWS.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Segurança de Infraestrutura de TI
Segurança de Infraestrutura de TI
22h
Firewall. Elementos de rede (switchs, roteadores, etc). IPS, IDS. Antivirus. Antispam. Proxy. Patches de segurança. Baseline. Arquitetura segura de rede.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
Projeto e Transição de Infraestrutura para a Nuvem
22h
Analise financeira para migração para nuvem; Análise de risco para migração para nuvem; Avaliações objetivas para definição de novas implantações em nuvem; Requisitos do cloud council; 5Rs do Gartner; Impactos nos processos de negócio e de TI (ITIL, COBIT, ISO 27001) com a transição para a nuvem.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Migrando para a nuvem

Objetivo

O objetivo principal é que o aluno conecte os conhecimentos técnicos adquiridos com os requisitos de negócio e implante uma POC (Proof of concept – Prova de conceito) de migração real para a nuvem.

A quem se destina?

Destina-se tanto a profissionais com perfil técnico quanto gerencial. Aqueles que possuem vivência técnica terão a oportunidade de “conversar” com o negócio, preparando um trabalho que seja efetivamente vendável/entregue dentro de sua própria empresa. Aqueles que possuem vivência gerencial terão a oportunidade de “colocar a mão na massa” e efetivamente — através do contato com a tecnologia — saber quais são os desafios na implantação.

Idealizando e implantando uma empresa na nuvem

Objetivo

O objetivo principal desta linha de projeto aplicado é que o aluno crie uma empresa “ideal” na nuvem e implante efetivamente uma POC (Proof of concept – Prova de conceito) para demonstrar a viabilidade técnica e de negócio da empresa idealizada.

A quem se destina?

Destina-se tanto a profissionais com perfil técnico quanto gerencial. Aqueles que possuem ou desejam desenvolver a área técnica terão a oportunidade de “conversar” com o negócio, preparando um trabalho que seja efetivamente vendável/entregue dentro de uma empresa em potencial. Aqueles que possuem vivência gerencial terão a oportunidade de “colocar a mão na massa” e efetivamente — através do contato com a tecnologia — saber quais são os desafios na implantação.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Rafael Kelles Vieira Lage
Mestre em Ciência da Computação pela UFMG

Executivo com grande experiência em soluções de infraestrutura de TI e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura computacional, trabalhando em empresas como IBM, Sun Microsystems e Oracle; Atualmente é sócio da ForceOne, empresa de prestação de serviço de infraestrutura de TI.

Hermann de Oliveira Rego
Especialista em Business Administration, BPM e Educação

Profissional com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia e Gestão. Nos últimos 19 anos, atua mais diretamente nas áreas de Governança, Infra-estrutura, Support Center, Outsourcing e Service Management, fazendo uso dos principais frameworks e metodologias de mercado e prestando serviços para as maiores empresas do país. Desde 2015, atua como docente no IGTI e, de 2019, como Professional Coach & Agile Coach.

Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Rodrigo Salles
MBA em Gestão de Negócios

Mais de 30 anos de experiência na área de TI, passando por grandes empresas como Cia. São Geraldo, Vilma Alimentos, Banco Bonsucesso. Ativas Datacenter e atualmente na Olé Consignado

Everton Murilo Rodrigues Silva
MBA em Gestão Empresarial, FGV

Ampla experiência em Gerenciamento de TI e Projetos, com atuação em empresas dos segmentos de indústria, logística (transporte, armazenagem e distribuição), atacado, varejo e tecnologia.

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Realize uma videoconferência gratuita com um professor

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil?
Gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Agendar videoconferência

Processo seletivo

O processo seletivo do IGTI é simples e permite você conhecer melhor nossa cultura.
1
Solicitar videoconferência

Tire todas as suas dúvidas com um professor, receba orientações sobre seu curso e faça uma análise de perfil.

Agendar
2
Confirmar dia e horário

No prazo máximo de um dia útil, entramos em contato para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

3
Participar da videoconferência

Após recebermos o seu currículo, participe da videoconferência com o professor.

4
Realizar matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você recebe o link do Contrato de Pós-graduação para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

Faça sua matrícula antecipadamente e ganhe até R$ 1.000,00 em desconto

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Consultar planos

O IGTI está no grupo de excelência do MEC

Com 14 anos de mercado, o IGTI é referência em pós-graduação em TI no Brasil.

Consultar credenciamento

Na dúvida?
Experimente uma aula grátis!

Que tal experimentar nosso ambiente de ensino para sentir como o IGTI ajudará você a conectar com seu futuro?

Experimentar aula grátis