MBA

Arquitetura de Software

A Pós-graduação colabora para a formação do arquiteto de software. O curso inclui disciplinas principalmente nas áreas de métodos e aplicações em arquitetura de software e gestão de pessoas.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Arquiteto de Software

Desenvolva requisitos arquiteturais necessários à construção de software, aplique padrões arquiteturais em diversos cenários de integração de aplicações, modele e documente arquiteturas de software e lidere equipes técnicas em projetos de software.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

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85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Princípios e Práticas em Arquitetura de Software
Princípios e Práticas em Arquitetura de Software
22h
O papel do arquiteto de software. Requisitos arquiteturais. Riscos e decisões. Estimativas. Modelagem e modelos. Estilos arquiteturais. Padrões de projeto. Modelagem arquitetural.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Análise e Desenho de Arquitetura de Software
Análise e Desenho de Arquitetura de Software
22h
Introdução a análise e desenho de arquitetura de software. Princípios de arquiteturas corporativas. Aplicando padrões de projeto na prática. Padrões arquiteturais. Visões arquiteturais. Padrões arquiteturais para escalabilidade e disponibilidade.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Arquiteturas de Integração de Aplicações
Arquiteturas de Integração de Aplicações
22h
Integração de Aplicações e Sistemas de Mensageria. Padrões de Integração. Enterprise Service Bus (ESB). Eletronic Data Interchange (EDI). API (Application Programming Interface) – Estratégias, padrões e arquitetura. Microsserviços – Estratégias, Padrões e Arquitetura.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis
Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis
22h
Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Arquiteturas de Sistemas de Informação Web
Arquiteturas de Sistemas de Informação Web
22h
Introdução a sistemas de informação. Divisão em camadas. Serviços em uma arquitetura Web. Tecnologias para sistemas Web: clientes. Tecnologias para sistemas Web: servidores. Padrões de Arquitetura para Web. Desempenho e escalabilidade.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais
Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais
22h
A importância dos requisitos. Engenharia de requisitos. Requisitos arquiteturais. O processo de arquitetura de software. Estilos arquiteturais. Padrões arquiteturais. Requisitos de funcionalidade. Requisitos de usabilidade. Requisitos de disponibilidade e confiabilidade. Requisitos de segurança. Gestão de requisitos.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de Projetos
22h
Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. ScrumTimeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Modelagem e Documentação Arquitetural
Modelagem e Documentação Arquitetural
22h
Contexto e conceitos. Visões e estilos arquiteturais baseados em módulos. Visões e estilos arquiteturais baseados em componentes e conectores. Visões e estilos arquiteturais baseados em alocação. Estratégias de refinamento da documentação. Documentação de interfaces e comportamentos. Consolidação da documentação. A modelagem ágil. Melhores práticas. Especificação por exemplos.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Arquiteturas de sistemas distribuídos escaláveis

Objetivo

Definir uma arquitetura distribuída concreta e implementar as provas de conceito necessárias para atender às necessidades de uma área de conhecimento/negócio específica.

A quem se destina?

Destinada ao analista, desenvolvedor ou arquiteto que já possui uma boa experiência com desenvolvimento de software e que se interessa por diferentes plataformas tecnológicas, incluindo soluções escaláveis na nuvem.

Arquiteturas de sistemas web responsivos

Objetivo

Definir uma arquitetura concreta para sistemas web e implementar as provas de conceito necessárias para atender às necessidades de uma área de conhecimento/negócio específica com uma atenção especial aos requisitos de apresentação, visando uma ótima experiência de usuário em múltiplos dispositivos.

A quem se destina?

Destinada ao analista, desenvolvedor ou arquiteto que além de ter paixão pela arquitetura de software, também se interessa por temas como experiência de usuário, acessibilidade e aplicações responsivas.

Arquiteturas de sistemas distribuídos com clientes móveis

Objetivo

Definir uma arquitetura concreta para sistemas distribuídos com clientes móveis e implementar as provas de conceito necessárias para atender às necessidades de uma área de conhecimento/negócio específica, com atenção aos requisitos de apresentação, visando uma ótima experiência de usuário em dispositivos móveis.

A quem se destina?

Destinada ao analista, desenvolvedor ou arquiteto que além de ter paixão pela arquitetura de software, também se interessa por desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Julio Neves
Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas

Gerente Geral de TI LATAM com sólida experiência por mais de 20 anos na área, tendo atuado em cargos gerenciais por mais de 15 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Service Desk e Infraestrutura, Gestão de Projetos, Processos de Negócios, ERP, Planejamento Estratégico, Engenharia de Redes, Telecomunicações, Segurança da Informação, Governança de TI, Gerenciamento de Contratos com Fornecedores e Inovação.

Giovanni Cândido da Silva
Especialista em Engenharia de Software, PUC/MG

Mais de 13 anos de experiência na área de TI, passando por infraestrutura, redes e servidores e programação de sistemas. Esse último com mais de 8 anos de experiência na plataforma Java e Web utilizando frameworks líderes de mercado como Spring e Angular. Uma experiência que permite fazer associações naturalmente e contribuir em diversos assuntos relacionados o desenvolvimento de software, tais como DevOps e Agilidade.

Wagner Pereira Gomes
Especialista em Arquitetura de Software pelo IGTI

Mais de 15 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de software com participação no desenvolvimento de sistemas web, embarcados com Android e Aplicativos Mobile Android para diferentes seguimentos do mercado e usos.

Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Antonio George Saraiva
Especialista em Gestão de Projetos, Signorelli

Arquiteto de soluções com larga experiência em gestão de equipes e entrega de projetos ágeis. Integração de soluções cloud computing, SOA, micro-serviços. Elaboração de cursos, palestras e treinamentos. Especialização em: Cloud (Amazon AWS, Microsoft Azure), Análise de dados, C#, Java, Android, micro-serviços (Websphere, TIBCO BW, TIBCO EMS), Javascript, Angular, Knockout.

Angelo Ferreira Assis
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Carreira na área de engenharia de software e análise de sistemas, com experiência em desenvolvimento de sistemas de informação e apoio à tomada de decisão, liderando equipes de desenvolvimento de produtos de tecnologia da informação. Experiência na área acadêmica, como professor e orientador em algumas universidades e cursos de pós graduação.

Bruno Fernandes de Sousa
Mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG

Possui mais de 12 anos de experiência em projeto, análise e desenvolvimento de sistemas. Já atuou em diversos projetos de domótica e IOT. Possui vasta experiência nas áreas de inteligência, visão computacional e otimização de sistemas. Atualmente trabalha na Prodemge onde é responsável pela manutenção de diversos sistemas utilizados pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Fabiana Bigão Silva
Doutora em Ciência da Informação

Consultora em gestão de projetos, processos de negócios e gamificação, professora nos MBAs da FDC, Ibmec e IGTI, diretora da VIDDIA Educação On-line.

Renato Rocha Silva
Especialista em Engenharia de Software, UFMG

Atuo desde 2016 como Arquiteto de Softwares. 1 Ano de experiência como Product Owner. 4 Anos de experiência como Líder de desenvolvimento. 5 Anos de experiência em Desenvolvimento e Analista de Sistemas.

Diovani Luiz Merlo
Pós graduado em Arquitetura de Sistemas, PUC Minas

Possui mais de 15 anos de atuação em diversos segmentos de TI e contextos de negócios como área bancária, energia, saúde, transporte, segurança, dentre outras. Assumiu diversos cargos como Gerente de Fábrica de Software, Analista de Processos, Arquiteto de Sistemas, Analista de Sistemas, Desenvolvedor JAVA/.NET. Entusiasta sobre transformação digital e indústria 4.0 (IoT, IA, Drones, RPA, Realidade Aumentada e Virtual, Impressoras 3D).

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Diogo Saraiva
Mestre em Sistemas de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Arquiteto de Software, Empreendedor no segmento de Escritório Compartilhado (Coworking); Consultoria e Auditoria de Controles Gerais em TI, Gerência de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas, Gerência de CPD, Serviços Autônomos em Análise de Negócios; Inglês Fluente.

Samuel Almeida Cardoso
Especialista em Arquitetura de Sistemas Distribuídos

Possui 13 anos de experiência como desenvolvedor e arquiteto de software. Trabalhou no Vale do Silício e em grandes empresas, como a IBM. Atualmente, trabalha como CTO na 4Hoofs e é co-fundador da Leanty, uma startup acelerada pela FUMSOFT.

Felipe Carvalho Pignolatti
Pós-Graduado em Engenharia de Software

Profissional certificado Microsoft e Google apto a atuar em diversas outras tecnologias buscando a melhor solução possível. Com atuação em Arquiteto de Software Mobile das plataformas Android e iOS e atualmente Arquitetura de Software na plataforma cloud Amazon com Kubernetes.

Gustavo Aguilar
MBA em Ciência de Dados, IGTI

Profissional de Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência na área de banco de dados, tendo trabalhado em grandes empresas do setor de telecomunicação. Com grande vivência em administração de ambientes de missão crítica, atua como líder de equipe, consultor nas áreas de modelagem, arquitetura e engenharia de dados, Cloud Computing e treinamento, sendo também professor, instrutor e palestrante há mais de 10 anos.

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