MBA

Gestão de Processos de Negócio

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do analista de processos de negócio, abordando conceitos e práticas em melhoria de processos e gestão de tecnologia da informação.

8 meses
21 de novembro de 2019
20 de novembro de 2019
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Gestor de Processos de Negócio

Conduza iniciativas de melhoria e inovação de processos, dialogando com os envolvidos a fim de redesenhar processos existentes, mantendo um diálogo efetivo com a equipe de TI, responsável pela automação dos processos, atuando como um mediador e conciliador entre essas áreas.

Motivos para fazer sua pós no IGTI

O IGTI é referência nacional em Pós-graduação e formação profissional em TI e Tecnologias Emergentes.

50 alunos por aula interativa

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

100% Interativo

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85% de Satisfação

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

Faça seu MBA como um Bootcamp aplicável ao mercado

Estude intercalando disciplinas práticas com atividades do projeto aplicado do curso.
8 meses
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
Apresentação, Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas
22h
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Gestão de Processos de Negócio
Gestão de Processos de Negócio
22h
Gestão de processos de negócio – O que é? Tipos e elementos de um processo. O Ciclo de vida da gestão de processos. Gerenciamento de processos de negócio. Análise de processos. Desenho e modelagem de processos. BPMN – Business Process Management Notation. Gerenciamento de desempenho de processos. Transformação de processos. Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
22h
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.
Desafio/Problema
Desafio/Problema
20h
Após a disciplina de Inovação e Design Thinking, o aluno tem a oportunidade de propor o escopo do problema e a solução de seu projeto aplicado, utilizando as abordagens aprendidas até o momento sobre Inovação e Design Thinking. Durante esse período o aluno apresentará a sua proposta de desafio por meio de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Em conjunto o aluno evoluirá a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. A partir daí, ambas propostas serão avaliadas por professsoes orientadores por meio de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA. O processo de elaboração do PA é iterativo e incremental e a cada iteração o aluno receberá feedbacks por escrito de seu orientador, o que contribuirá para a evolução constante do modelo de negócio até a sua apresentação final.
Engenharia de Requisitos de Software
Engenharia de Requisitos de Software
22h
Engenharia de requisitos. Validação e verificação de requisitos. Elicitação de requisitos. Detalhamento e documentação de requisitos. Requisitos no desenvolvimento ágil. Processos e modelos de processos de software. Modelos prescritivos de processo. Requisitos de atividades básicas (núcleo). Requisitos de atividades de suporte. Modelos ágeis. Manifesto ágil. Scrum. História do Scrum.
Primeira Iteração
Primeira Iteração
10h
Durante a Primeira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos iniciais de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos
Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos
22h
Introdução à gestão de processos. Técnicas de mapeamento de processos. Conceito de Controle de Processos: Relacionamento de causa e efeito, construção de indicadores, itens de controle de um processo, itens de verificação de um processo, método para estabelecimento de metas. Monitoramento de processos. Sistema de Gestão de Desempenho. Identificação de anomalias e priorização de causas. Análise e redesenho de processos.
Segunda Iteração
Segunda Iteração
10h
Durante a Segunda Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
20h
A etapa de Desenvolvimento é um marco na produção do Projeto Aplicado. Nesse momento o aluno, em conjunto com o seu orientador, poderá fazer uma avaliação do andamento do desenvolvimento ocorrido nas iterações anteriores e realizar correções que porventura sejam necessárias. Além disso, os requisitos gerais do projeto poderão ser revistos e avaliados, com o objetivo de manter o planejamento atualizado.
Modelagem de Processos com BPMN
Modelagem de Processos com BPMN
22h
Conceitos de BPM. História e conceitos de BPMN. Notações de modelagem de processos. Linguagem BPMN: elementos básicos. Linguagem BPMN: elementos estendidos. BPMN e Business Rules. Boas práticas para BPMN. Estudo de caso prático.
Terceira Iteração
Terceira Iteração
10h
Durante a Terceira Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
22h
Fundamentos de estratégia organizacional.Como elaborar a estratégia? Ambientes organizacionais: externo e interno. Desenho das empresas com a análise SWOT. Formulação da estratégia: Benchmarking, aspirações e objetivos, modelo Canvas, diagrama de Pareto e Matriz BCG. Implementação e controle da estratégia. Alinhamento estratégico da TI com os negócios organizacionais. Balanced Scorecard.
Quarta Iteração
Quarta Iteração
10h
Durante a Quarta Iteração do Projeto Aplicado, o aluno tem a oportunidade de planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos intermediários de seu projeto, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento
Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento
22h
Gestão da Informação e do Conhecimento. Modelos de Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação e a Gestão Informação e do Conhecimento. Portais Corporativos – fundamentos e origens. O Papel dos Portais Corporativos na Gestão de Conteúdo. Arquitetura dos Portais Corporativos. Funcionalidades dos Portais Corporativos. Ciclo de Vida de Projetos de Portais Corporativos. O Gerenciamento de Projetos para Portais Corporativos. Ferramentas da Web 2.0 – Wikis – para a Gestão da Comunicação dos Portais. A importância da Web Semântica nos Portais Colaborativos.
Quinta Iteração
Quinta Iteração
10h
Essa iteração antecede a Qualificação, que é um marco muito importante no desenvolvimento do PA. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Qualificação
Qualificação
20h
A Qualificação trata-se de uma oportunidade que o aluno tem de apresentar ao seu orientador os requisitos desenvolvidos até o momento. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais para a correção e evolução do Projeto Aplicado.
Suítes de Gestão de Processos de Negócio
Suítes de Gestão de Processos de Negócio
22h
Por que automatizar processos. Estratégia de convencimento, seleção e implantação de BPMS. BPMS na prática.
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de Projetos
22h
Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.
Sexta Iteração
Sexta Iteração
10h
A Sexta Iteração do Projeto Aplicado é onde o aluno já começa a planejar e executar o desenvolvimento dos requisitos finais do seu Projeto Aplicado, utilizando para isso as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos.
Simulação de Processos e Retorno de Investimento
Simulação de Processos e Retorno de Investimento
22h
Contextualização geral. Conceitos básicos iniciais – Simulação de processos e retorno sobre Investimento. Simulando processos de negócio com estudos de casos.
Sétima Iteração
Sétima Iteração
10h
Na Sétima Iteração do Projeto Aplicado o aluno desenvolve os últimos requisitos de seu projeto antes da criação do relatório final, que é o último artefato a ser produzido. Para isso serão utilizadas as competências e habilidades adquiridas em sua última disciplina e em todo o curso. Ao final desta iteração, o aluno deverá realizar um confronto entre o que foi planejado nesta iteração e o que foi realmente executado, gerando artefatos que comprovam o planejamento e execução dos requisitos e se preparando para a apresentação final do projeto.
Relatório Final
Relatório Final
20h
O Relatório Final é o principal artefato do Projeto Aplicado, pois nele o aluno irá apresentar todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto, desde o desafio, passando pela solução e chegando ao detalhamento das iterações que materializa a solução. Este artefato é submetido à apreciação do orientador e conduzirá o projeto desenvolvido para a banca avaliadora, na etapa seguinte.
Banca
Banca
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Projeto aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e ideias inovadoras.

Conhecer mais

Linhas de Especialização do Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado substitui o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso.
Tudo o que é desenvolvido é prático.

Desenvolvimento da Modelagem de Processos de Negócios

Objetivo

O objetivo desta linha é desenvolver a modelagem completa de Processos de Negócios. O aluno deverá descrever o cenário no qual os processos de negócios estarão implícitos. Como parte do projeto aplicado, o aluno identificará todos os processos de negócios. Estes processos serão posteriormente modelados e documentados nos estágios AS-IS e TO-BE. A simulação dos Processos de Negócios é uma etapa opcional nesta linha.

A quem se destina?

Esta linha de especialização destina-se especialmente aos profissionais que visam modelar Processos de Negócios, utilizando o Projeto de forma aplicada, além de valer-se da análise e sistematização de um cenário para a identificação dos Processos de Negócios.

Simulação de processos de negócios

Objetivo

O objetivo desta linha é desenvolver a simulação de processos de negócios. O aluno deverá descrever o cenário no qual os processos de negócios estarão implícitos. Como parte do projeto aplicado o aluno identificará os processos de negócios que serão modelados e simulados.

A quem se destina?

Esta linha de especialização destina-se especialmente aos profissionais que visam modelar e simular Processos de Negócios, utilizando o Projeto de forma aplicada. Além de utilizar da análise e sistematização de um cenário para a identificação dos Processos de Negócios.

Proposta de automatização de processos

Objetivo

O objetivo desta linha é desenvolver uma proposta para automatização de processos de negócios. A implantação do BPMS (suítes de gestão processos de negócios) é um desafio para as organizações e necessita de estratégias, escolhas, critérios, a fim de potencializar a execução dos processos.

A quem se destina?

Esta linha de especialização destina-se especialmente aos profissionais que visam compreender a automatização de processos de negócios, utilizando o Projeto de forma aplicada, além de utilizar da análise e sistematização das ferramentas de BPMS.

Pratique o que você aprendeu

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos.

Aprenda com os melhores

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes e atuantes no mercado.

Conhecer todos os nossos professores
Julio Neves
Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas

Gerente Geral de TI LATAM com sólida experiência por mais de 20 anos na área, tendo atuado em cargos gerenciais por mais de 15 anos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Service Desk e Infraestrutura, Gestão de Projetos, Processos de Negócios, ERP, Planejamento Estratégico, Engenharia de Redes, Telecomunicações, Segurança da Informação, Governança de TI, Gerenciamento de Contratos com Fornecedores e Inovação.

Alex Talles
MBA em Gestão de Processos de Negócio, IBMEC

Mais de 12 anos de experiência como Analista de Sistema, abrangendo as áreas: Especificação de requisitos funcionais e técnicos, desenvolvimento de protótipos navegáveis, desenvolvimento de aplicações em Java, análise e modelagem de processos de negócio. Atuação em projetos de diversos segmentos de mercado. Experiência no mercado de Startups.

Hermann de Oliveira Rego
Especialista em Business Administration, BPM e Educação

Profissional com mais de 25 anos de experiência em Tecnologia e Gestão. Nos últimos 19 anos, atua mais diretamente nas áreas de Governança, Infra-estrutura, Support Center, Outsourcing e Service Management, fazendo uso dos principais frameworks e metodologias de mercado e prestando serviços para as maiores empresas do país. Desde 2015, atua como docente no IGTI e, de 2019, como Professional Coach & Agile Coach.

Edson Gonzalez Martins
Mestre em Administração de Empresas, FEA-USP

30 anos como professor em programas de MBA e Pós Graduação em TI, em Gestão e Processos empresariais 25 anos como consultor de empresas em TI e Processos Ex executivo de Tecnologias da Informação em empresa multinacional e nacional

Wagner Barbosa Oliveira
MBA em Gerenciamento de Projeto, Mestrando em Eng. Soft, UFMG

Mais de 12 anos de experiência em organizações de médio e grande porte, liderando projetos de desenvolvimento de software, equipe de negócio, teste, desenvolvimento. Modelagem de Banco de Dados Oracle, SQL Server e programação em PL/SQL.

Ítalo Rodrigues Castro
Mestre em Ciência da Computação, UFV

Mais de 15 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação; Analista de sistemas e Gestor de projetos; Supervisão de alunos e equipe de desenvolvimento de software; Experiência com projetos de bancos de dados, análise e projeto de sistemas, modelagem de processos de negócio, Governança de TI, linguagem de programação, sistemas de recuperação de informação, web semântica e Ontologias.

Fernanda Dayse Ferreira Rogério
Mestre em Engenharia de Processos e Sistemas

Atuação em mais de 20 anos com Gestão de contratos de múltiplas modalidades e gerenciamento de fornecedores de TI. Coordenação de entrega de serviços de Service Desk, Field Service, Gestão de ativos e full outsourcing. Atuação como gerente de projetos estratégicos e multidisciplinares. Controle de mais de 50.000 equipamentos e softwares envolvidos. Gestão e integração de projetos complexos de infraestrutura de TI.

Fernando Zaidan
Doutor em Ciência da Informação

Sólida carreira de mais de 30 anos na Gestão Estratégica da TI, focando na gestão do conhecimento, na gestão de processos, na transformação digital, na inteligência dos negócios; Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor; Experiência em projeto de P&D e gestão de Startups; Professor e pesquisador em programas de Mestrado Stricto Sensu; Professor de pós-graduações Lato Sensu em diversas instituições de ensino.

Fabiana Bigão Silva
Doutora em Ciência da Informação

Consultora em gestão de projetos, processos de negócios e gamificação, professora nos MBAs da FDC, Ibmec e IGTI, diretora da VIDDIA Educação On-line.

Esdras de Oliveira Eler
Mestre em Administração

Sócio fundador de uma Startup e de uma Aceleradora de Startups em Belo Horizonte; Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos de inovação nas áreas de engenharia e sistemas computacionais e desenvolvimento de programas de empreendedorismo.

Diovani Luiz Merlo
Pós graduado em Arquitetura de Sistemas, PUC Minas

Possui mais de 15 anos de atuação em diversos segmentos de TI e contextos de negócios como área bancária, energia, saúde, transporte, segurança, dentre outras. Assumiu diversos cargos como Gerente de Fábrica de Software, Analista de Processos, Arquiteto de Sistemas, Analista de Sistemas, Desenvolvedor JAVA/.NET. Entusiasta sobre transformação digital e indústria 4.0 (IoT, IA, Drones, RPA, Realidade Aumentada e Virtual, Impressoras 3D).

Cristiano Neves
Especialista em Engenharia de Sistemas, ESAB

Mais de 15 anos de experiência com análise e desenvolvimento de sistemas, atuando em empresas de diversos segmentos e portes, junto a equipes multidisciplinares. Experiência em liderança e organização de equipes e projetos ligados a área de tecnologia da informação. Mais de 5 anos de experiência lecionando disciplinas na área de sistemas e tecnologia da informação.

Washington Moreira Cavalcanti
Doutorando em Engenharia Mecânica

Professor universitário desde 2001, possui bastante experiência em Gestão da Inovação. Foi responsável por projetos e provas de conceito em áreas diversas como: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management; Gerenciamento de Materiais; Logística reversa; Gerenciamento de Projetos – PMO, Gestão de Processos – Process Management; Planejamento da inovação, estratégia, indicadores e métricas, índices de capacitação, orçamento.

Eder Junior Alves
Doutor e Mestre em Administração, UFMG

Founder e Consultor Principal da PredictON. Foi Gerente de Projetos da IBM, Gerente de Programas da Freescale e Gerente de Projetos de Business Intelligence da Novabase.

Augusto Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Fundador da Entropya, empresa especializada em cultura e práticas ágeis para equipes. Estuda, ensina e trabalha com agilidade desde 2010. Possui vasta experiência com cultura e práticas ágeis aplicadas à gestão de equipes. Foi Product Owner por 6 anos no Synergia - Laboratório de Engenharia de Software na UFMG. É certificado ScrumMaster (2010), Product Owner (2015), facilitador licenciado Management 3.0.

Denise Schwantes
Doutora em Ciências de Materiais, UFSCar

Experiência na área de produção e processo, com carreira desenvolvida em empresas de grande porte; Trabalho desenvolvido com base nos conceitos de Lean Manufacturing; Experiência em planejamento de produção, coach técnico de equipes; Desenvolvimento de análises laboratoriais; Conhecimento de etapas de desenvolvimento de produto; Experiência como docente de curso técnico e de pós-graduação.

João Ricardo Lage Guerra
Doutorando em Administração de Empresas, FUMEC

Professor de Pós Graduação nos MBAs em Negócios, Projetos, Custos, Contabilidade, Processos Gerenciais, Finanças, Pessoas e Qualidade pelo Centro Universitário UNI-BH.

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