Disciplina
BOOTCAMP ANALISTA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
BOOTCAMP ANALISTA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
148h
Trabalhar em todo o ciclo de vida do BPM (identificação de processos, modelagem, análise, desenho, simulação, melhoria, transformação, otimização, monitoramento e automatização). Aprenda na prática ferramentas de BPMN, simulação e BPMS, para potencializar os benefícios que podem ser alcançados com a gestão de processos de negócios.
Disciplina
Aquecimento e Regras do Jogo
Aquecimento e Regras do Jogo
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
Disciplina
Introdução e Fundamentos de BPM
Introdução e Fundamentos de BPM
- O ciclo de vida da gestão de processos
- Gestão de processos de negócio: o que é?
- Tipos e visões de processos
- Organização do gerenciamento de processos
- Gerenciamento corporativo de processos
- Identificação de processos de negócios
- Análise de processos
- Modelagem de processos
- Desenho de processos
- Gerenciamento de desempenho de processos
- Transformação de processos
- Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.
Disciplina
Modelagem de Processos com BPMN
Modelagem de Processos com BPMN
- Conceitos de BPM
- História e conceitos de BPMN.
- Notações de modelagem de processos
- Linguagem BPMN: elementos básicos
- Linguagem BPMN: elementos estendidos
- BPMN e Business Rules
- Boas práticas para BPMN
- Introdução às melhorias nos processos de negócio
- Estudo de caso prático utilizando ferramenta de modelagem.
Disciplina
Simulação de Processos de Negócios
Simulação de Processos de Negócios
- Entender os conceitos de simulação
- Entender como as simulações ajudam na melhoria e nas revisões de processos
- Aplicar no seu dia a dia ferramentas de simulação na busca pela melhoria e otimização
- Compreender e analisar os resultados de uma simulação e suas comparações
- Usar simulação para estimar o impacto da melhoria e seu retorno sobre investimento (ROI)
- Compreender as dimensões de custos e os conceitos relacionados ao retorno sobre investimento (ROI).
Disciplina
Suítes de Processos de Negócios
Suítes de Processos de Negócios
- Entender os desafios iniciais de um projeto de BPMS e técnicas para superá-los
- Compreender como as suítes de BPM podem apoiar a gestão, o controle e a melhoria dos processos
- Conhecer com clareza as potencialidades e limitações de uma BPMS e saber quando e como utilizá-las em iniciativas de melhoria de processos na organização
- Utilizar as funcionalidades básicas de uma BPMS para modelar, analisar e automatizar processos de negócio
- Avaliar criticamente soluções BPMS candidatas em situações em que o analista esteja apoiando a aquisição de uma solução pela organização.
Disciplina
Desafio Final
Desafio Final
Disciplina
BOOTCAMP GESTOR DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
BOOTCAMP GESTOR DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
148h
Estar capacitado para conduzir um projeto de Gestão de Processos de forma ágil na área da gestão de processos, bem como participar de projetos na área da estratégia organizacional, atento para a gestão da informação e do conhecimento.
Disciplina
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão da Informação e do Conhecimento
- Fundamentos da Gestão da Informação (GI) e do Conhecimento (GC).
- Modelos de GI e GC.
- GC como aporte à Inovação.
- Capital Intelectual.
- Inteligência Competitiva.
- Maturidade da GI e GC.
- Tecnologia da Informação e a GI e GC.
- Ferramentas de GI e de GC.
- Etapas para implantação da GI e GC.
- Fatores críticos de sucessos nos projetos de GI e GC.
- A GC na Gestão de Processos de Negócios.
Disciplina
Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos
Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos
- Introdução à gestão de processos
- O Gestor de Processos de Negócios e sua atuação no mercado
- Técnicas de mapeamento e modelagem de processos com BPMN
- Análise e redesenho de processos com BPMN
- Melhoria e transformação de processos utilizando BPMN
- Conceito de controle de processos
- Monitoramento de processos com gráficos e dashboards
- Sistema de gestão de desempenho
- Identificação de anomalias e priorização de causas
- Normatização de processos.
Disciplina
Gerenciamento Ágil de Projetos
Gerenciamento Ágil de Projetos
Fundamentos do Scrum
- Princípios ágeis e Scrum
– Papéis e artefatos
- ScrumTimeline
- Gerenciamento e estimativas ágeis
- Priorização de Backlog
- Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade
- Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.
Disciplina
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard
- Fundamentos de estratégia organizacional
- Como elaborar a estratégia
- Ambientes organizacionais: externo e interno
- Desenho das empresas com a análise SWOT
- Formulação da estratégia utilizando metodologias e ferramentas
- Canvas e suas aplicações
- Implementação e controle da estratégia
- Alinhamento estratégico da TI com os negócios organizacionais
- Métricas e indicadores
- Balanced Scorecard
- Gestão de Data-driven
- KPIs e OKRs
- Dashboards para apresentação dos resultados.
Disciplina
Desafio Final
Desafio Final
Projeto
Projeto Aplicado
Projeto Aplicado
148h
Projeto
Inovação e Design Thinking
Inovação e Design Thinking
Na etapa Inovação e Design Thinking o aluno irá aprender uma abordagem para resolver problemas, fomentar a criatividade e a inovação centrada no usuário
Projeto
Desafio e Solução
Desafio e Solução
Na etapa Desafio e Solução, o aluno terá oportunidade de planejar todo o seu projeto, aplicando as técnicas aprendidas em Inovação e Design Thinking juntamente com as ferramentas utilizadas pela metodologia ágil.
Projeto
Sprints
Sprints
A construção da solução é realizada por Sprints, que são etapas determinadas em espaços específicos de tempo, em que um conjunto de atividades devem ser executadas. Ao final, será feita uma entrega relevante para o desenvolvimento da solução.
Em cada Sprint o aluno incrementará o seu Projeto Aplicado, apresentando as evidências do planejamento, da execução dos requisitos e da solução. Além disso, será possível validar as hipóteses e estratégias levantadas no início do projeto
Projeto
Apresentação à Banca
Apresentação à Banca
Esta é a última etapa do Projeto Aplicado, em que o aluno irá reunir a documentação acumulada ao longo das Sprints, consolidar os resultados e defender seu trabalho na forma de "pitch" para uma banca avaliadora.