IGTI Blog
inovação

Transformação digital gera impacto global e requer novas habilidades profissionais

Noticia publicada dia 16/12/2019 no portal Valor Agregado 

” A transformação digital é um tema que faz parte do dia a dia do brasileiro. Este é um processo que vem ocorrendo desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000 e que pode gerar grande impacto econômico global. Segundo estudo da empresa de dispositivos móveis Ericsson, até 2030, as novas tecnologias podem aportar até US$ 3,8 trilhões (R$ 15,86 trilhões) à economia global.

A mudança de comportamento em diversas áreas provocada pela digitalização envolve a aplicação de uma série de novas tecnologias. Mas como essa mudança impacta às pessoas? De acordo com pesquisa conduzida pela Thomson Reuters, no Brasil 63% das empresas investem na capacitação de seus profissionais para uso da tecnologia e 80% dos executivos entrevistados acreditam que será impossível se manter competitivo nos próximos 3 anos sem a adoção das novas tecnologias.

Pensando na necessidade dos profissionais de dominar as tecnologias que estão transformando as organizações e o cenário dos negócios no mundo contemporâneo, o IGTI, escola de pós-graduação 100% online e classificada como TOP3 Brasil em inovação na educação, com cursos voltados para tecnologia e inovação, busca construir soluções baseadas em Inteligência Artificial, Cloud Computing, Blockchain, Big Data, IoT, Sistemas Cyberfísicos, Experiência Imersiva e outras tecnologias emergentes através da educação.

Segundo levantamento do IGTI mais de 90% dos profissionais do setor percebe que exige uma carência de conhecimento em tecnologias emergentes. Por outro lado, apenas 35% dos profissionais se mobilizam para buscar capacitação, o que reflete um campo enorme de possibilidades para quem quer se capacitar.

“O mercado exige capacitação constante e evolui rapidamente. A demanda por profissionais de tecnologia tende a aumentar consistentemente nos próximos dez anos. Soluções inovadoras baseadas em tecnologias emergentes vão gradualmente ganhar espaço em todos os setores da economia, permitindo que aplicações, robôs e dispositivos autônomos substituam funções que atualmente demandam intervenção humana.” explica Guilherme Cavalieri, diretor acadêmico do IGTI.

As mudanças trazidas pela transformação digital significam o fim de muitas profissões e a criação de outras, com isso serão criadas muitas oportunidades para quem quiser trabalhar com tecnologia, principalmente, para quem desenvolver habilidades humanas interpessoais e de análise que não serão realizadas pelas máquinas.

“Com a criação de novas profissões, o mercado ganha também com as oportunidades para profissionais que já são experientes mas que desejam ressignificar a carreira. Nesse caso o estudo e a atualização são essenciais.” afirma Guilherme.”

Acesse o link original da noticia : https://valoragregado.com/2019/12/16/transformacao-digital-gera-impacto-global-e-requer-novas-habilidades-profissionais/