IGTI Blog
desenvolvimento web

Por que o home office se torna tão importante agora?

Reportagem publicada no dia 30/03/20, no portal SEGS.

” Com a pandemia do Covid-19 que o mundo está enfrentando, a recomendação da OMS — Organização Mundial da Saúde – é para que fiquemos em casa. No entanto, sabemos que as atividades comerciais e econômicas que fazem a economia mundial seguir um fluxo seguro precisam e devem continuar. Mas como fazer tudo continuar acontecendo sem que se exponha as pessoas a um risco de vida? A resposta é formada por duas palavras e está sendo colocada em prática por muitas empresas: home office.

Desde que o aumento de casos de coronavírus tomou conta dos noticiários, possibilitar um trabalho remoto tornou-se medida de segurança. No entanto, ainda é um assunto que assusta muitos gestores, principalmente na questão da confiança de que o colaborador estará ou não dedicando-se às atividades enquanto estiver em casa.

Neste momento é importante ter em mente que o trabalho remoto pode trazer uma série de benefícios para as empresas e para as pessoas. Nos países mais desenvolvidos, com tecnologias de comunicação mais avançadas, a modalidade de home office é amplamente utilizada por grande parte das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Gartner em 2019, só nos Estados Unidos mais de 80% das empresas possuem colaboradores trabalhando de forma remota e apenas 20% das empresas ainda não aderiram a esse novo formato de trabalho.

No Brasil as empresas vêm adotando essa nova forma de trabalho mais lentamente. Adotar o home office não só funcionará como forma de preservar a vida humana — algo que tem valor incalculável — , mas também possibilitará inúmeras vantagens tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores.

Estudos recentes apontam que mais de 90% das empresas que optam por proporcionar o trabalho remoto reduzem seus custos operacionais. Destas empresas 85% aumentam a sua produção, pois seus colaboradores começam a ter mais qualidade de vida, uma vez que conciliam suas atividades profissionais com suas atividades pessoais e familiares de forma mais harmoniosa. Algumas atividades laborais, no entanto, ainda precisam ser presenciais, porém ocorrerão de forma reduzida e otimizada.

Mas como tornar o home office possível e produtivo? Atualmente existem diversas ferramentas que possibilitam realizar funções que até então só poderiam ser realizadas de forma presencial. Como exemplo, podemos citar as famosas reuniões e treinamento de equipes, acesso a sistemas do tipo, ERP, CRM, dentre outros. E tudo isso utilizando a internet de forma segura, através da implementação das já conhecidas VPNs ou redes virtuais privadas. Também é importante utilizarmos mecanismos de proteção como por exemplo certificados digitais, acessos do tipo SSO (Single Sing-On) através de qualquer tipo de dispositivo computacional, seja um computador pessoal, um notebook, tablet o smartphone, por meio de conexões de banda larga a cabo, wi-fi ou 4G.

Além disso há uma série de ferramentas que ajudam a tornar o trabalho em casa mais fácil. Estas ferramentas vão ajudar o colaborador em diversos momentos como planejamento de atividades, aumentar a produtividade, até as de comunicação entre todos os membros da empresa. É importante usarmos a tecnologia à nosso favor, quer estejamos no ambiente corporativo em trabalhando de casa.

Sobre Maximiliano de Carvalho Jácomo

Maximiliano é ​pós-graduado em Gestão da Segurança da Tecnologia da Informação e coordenador do curso de segurança digital do IGTI.

Sobre o IGTI:

Fundado em 2011, o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), Instituição de Ensino Superior credenciado no Ministério de Educação (MEC) com nota 4, é uma escola de pós-graduação e especialização profissional ​a distância em tecnologia da informação, inovação e tecnologias emergentes, tais como Inteligência Artificial, Data Analytics, Big Data, Transformação Digital, Blockchain, Segurança Cibernética, Realidade Virtual e Indústria 4.0, adotando um modelo educacional que oferece ampla interatividade entre alunos e professores e uma nova dimensão de qualidade aos cursos online. ”

Acesse o conteúdo original : https://www.segs.com.br/seguros/223696-por-que-o-home-office-se-torna-tao-importante-agora