IGTI Blog
Enfrente o medo de falar em público e se destaque no mercado de trabalho

7 Passos para perder o medo de falar em público

Enfrente o medo de falar em público e se destaque no mercado de trabalho

Um de seus maiores medos é o de falar em público? Você é daquelas pessoas que na hora de fazer uma apresentação em público acaba travando?  A ansiedade já inicia naquele momento em que você sabe que terá de se apresentar e, na hora em que o derradeiro momento chega, você começa a suar frio, fica vermelho, começa a gaguejar ou tem dificuldade em olhar para quem vai se apresentar?

Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, veja o passo a passo que preparamos para te ajudar e você pode realmente vencer esse medo.

Domine o conteúdo da sua apresentação

Muitas vezes nós nos sentimos inseguros porque não dominamos o conteúdo da nossa fala, sempre que vamos falar em público, temos de ter a consciência de que precisamos saber mais do que vamos falar. Quando dominamos o assunto, nossa tendência é falar com mais propriedade e desenvoltura .

Conheça o seu público

Saber para quem vamos falar é fundamental porque nos preparamos para os desejos e anseios daquele público que vai nos ouvir. Quando dominamos o nosso palco, preparamos a nossa fala de forma a agradar aquelas pessoas e sabemos se temos de ter uma postura mais descontraída ou mais formal. Isso faz toda diferença para conseguirmos manter nossa credibilidade e conquistarmos a empatia do ouvinte.

Faça um curso de teatro

As pessoas acreditam que um curso de teatro é para aqueles que desejam ser atores e atrizes. Ledo engano, em um curso de teatro você aprende postura, técnicas vocais, administração do espaço que será seu palco e, principalmente, conquista uma desinibição, ou seja, o teatro é fundamental para quem é tímido.  

Planeje sua apresentação

Planejamento é essencial em qualquer área, se você deseja perder peso, precisa fazer um planejamento para mudança alimentar e inclusão de exercícios na sua rotina; se deseja juntar dinheiro, precisa planejar seus gastos. Da mesma forma, se você deseja fazer uma boa apresentação, precisa planejar, saber se apresentará planilhas, se criará slides, se vai usar recursos audiovisuais como vídeos e som. Uma apresentação organizada, com certeza, irá fazer você se sentir mais seguro.

Treine sua apresentação antes de falar em público

Quando você treina o que será dito, sente-se mais confiante e seguro ao falar. Nesta fase você pode usar recursos como filmagens, afinal hoje, os celulares podem funcionar como excelentes filmadoras, assim você pode ver sua própria apresentação e alterar o que não gosta. Além disso, vale também pedir amigos e familiares para que te ouçam, o  que simula a situação real. Quando dominamos o processo que usaremos para a fala, nos sentimos no controle.

Fale com paixão

Falar daquilo que gostamos faz toda diferença, nosso olhar brilha, nosso sorriso torna-se aveludado. Faça um teste, converse com colegas sobre assuntos que odeia e sobre assuntos que ama. Falar com paixão fará com que você tenha uma desenvoltura muito maior para se apresentar, além disso, seu rosto ficará mais agradável para o seu público. Acredite, sua empolgação será contagiante  quando você falar de assuntos que ama de verdade!

Ria de si mesmo

Uma das grandes dificuldades de quem precisa falar em público, talvez a maior, seja o fato de que ficamos expostos e sermos avaliados o tempo todo, isso ocorre porque não aceitamos errar, sabemos que quando os erros na nossa fala aparecem, somos olhados e criticados. Porém, há dois fatos em que não pensamos: somos avaliados o tempo todo, apresentando ou não em público, além disso, todo mundo erra. Quando entendemos isso, aprendemos a aceitar nossos erros. Se errar ria de si mesmo e continue, errar é um direito seu!

Professora autora: Rafaela Lobo